Prefeitura qualifica mão-de-obra para setor hoteleiro

03/03/2005 15:18:45 - Jornalista:

A secretaria municipal de Trabalho e Renda está oferecendo à população várias oportunidades de qualificação profissional. O Restaurante-Escola, que ficará instalado na Incubadora de Cooperativas, é a mais nova proposta para capacitar e aperfeiçoar a mão-de-obra local. A aula inaugural será no dia 04 de abril, e o início das aulas está programado para o dia 11.

A principal proposta da prefeitura de Macaé, através da secretaria de Trabalho e Renda, é oferecer ao cidadão oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Queremos criar mão-de-obra qualificada”, afirma o secretário Cláudio Bogado. Conforme ele, a idéia é qualificar a mão-de-obra existente, oferecendo certificação profissional que atenda a demanda das empresas locais. “Porém, para conseguir a certificação a pessoa, além de freqüentar o curso, prestará exame para aferir se está ou não apta para trabalhar”, esclarece o secretário.

Cládio Bogado espera que dessa forma, como é a vontade do prefeito Riverton Mussi, que a administração municipal possa suprir a deficiência da mão-de-obra macaense.

O projeto conta com a parceria da Petrobras, Senac e de oito empresas do ramo de hotelaria offshore, seguindo os princípios do Instituto de Hospitalidade (órgão certificador do setor) e da Associação Mundial de Hotelaria de Portugal, lembra o representante da Petrobras, Willian Oliveira.

Segundo o secretário, a Petrobras tem sinalizado de forma positiva para o projeto. “O gerente geral da UN-BC, Plínio César de Mello, autorizou a realização de um estudo de viabilização técnica para a construção do restaurante. conforme as normas da ANVISA”, diz.


Estrutura – O Restaurante-Escola está dividido em três etapas. A primeira ficará responsável pela parte de capacitação, seguido pela gestão do restaurante que será desenvolvido no próprio local. Nessa fase, o restaurante abrirá para a comunidade com previsão de servir 150 refeições /dia.

Faz parte também do projeto a implantação da Cooperativa de Alimentos pré-preparados. Essa será a terceira e última etapa do projeto. O Restaurante-Escola recebe coordenação técnica de uma nutricionista que cuida dos procedimentos operacionais. O projeto atenderá, primeiramente, pessoas que já haviam manifestado interesse por um curso nesse segmento.