Prefeitura realiza ações para melhorar o funcionamento da ETE do Sana

26/08/2009 15:07:45 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Luiz Bispo

ETE do Sana realiza o tratamento do esgoto em duas etapas

A prefeitura de Macaé já adotou medidas emergenciais, há aproximadamente trinta dias, para acabar com o mau cheiro proveniente do extravasamento do esgoto para o rio Sana. A informação foi repassada pelo diretor-presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), engenheiro Marcus Túlio Abreu Aguiar, acrescentando que outros estudos mais apurados estão sendo desenvolvidos para tornar mais eficiente o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de todo o sistema de esgotamento sanitário do Sana.

Segundo o diretor-presidente da Esane, em vistoria técnica realizada no campo, foi constatado que as elevatórias de esgoto bruto do sistema encontravam-se paradas, e por consequência o esgoto estava extravasando para o rio Sana. Nessa vistoria também foi constatado um acúmulo de matéria sólida em alguns postos de visita, bem como entupimento de um trecho da rede coletora.

Segundo a Esane, a ETE do Sana realiza o tratamento do esgoto em duas etapas, uma anaeróbia e outra aeróbia. Atualmente estava funcionando apenas a etapa anaeróbia, porque os “sopradores de ar” essenciais para a etapa aeróbia encontravam-se sem funcionamento desde que a ETE passou a operar. Após essa vistoria técnica, foram tomadas diversas providências, como o reparo imediato da elevatória, que hoje está em pleno funcionamento, não acontecendo mais o extravasamento de esgoto para o Rio Sana

Além disso, foi feito contato com a empresa executora da obra, em relação aos “sopradores de ar”, para que sejam tomadas todas as providências dos equipamentos, já que a obra está ainda dentro do prazo de garantia. Também foram solucionados os problemas de entupimento da rede coletora e dos PVs, com uso de um equipamento de desobstrução que procedeu a limpeza da rede obstruída e dos PVs, estando a rede funcionando normalmente.

Além disso, os operadores da ETE do Sana receberam orientações do diretor de saneamento da Esane, engenheiro Carlos Renato Mariano, visando a correta operação da estação. Eles receberam também um manual de funcionamento e ainda orientações sobre a necessidade de se manter limpa toda a área da ETE e seu entorno.

O diretor-presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento, Marcus Túlio Aguiar Abreu colocou que, depois dessas ações para garantir o funcionamento correto da ETE, a Esane está aprofundando estudos para tornar mais segura possível a operação do sistema da ETE do Sana, para minimizar o impacto de possíveis extravasamentos de esgoto in natura no meio ambiente do sexto distrito e de odores provenientes da operação da ETE.

- Nosso objetivo é garantir segurança ao meio ambiente do Sana, buscando acompanhar o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto da localidade, evitando que os mananciais de água do sexto distrito recebam o lançamento de esgoto in natura, disse Marcus Túlio.