Prefeitura realiza formatura de 90 alunos

01/10/2008 15:04:09 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A prefeitura de Macaé realizou a formatura de 90 alunos do curso e estágio prático em manutenção e montagem de microcomputadores. Em evento realizado na sede social do Fluminense, pais e familiares dos formandos tiveram uma noite de muita alegria. Para Yanes Ribeiro Peixoto, 19, o curso foi importante por ter lhe ensinado a manusear cabos flat e de linha, além de ter lhe fornecido conteúdos sobre a área de informática. “Também aprendi conceitos sobre a rede mundial de computadores”, comenta.

Já Anderson Machado Barcelos, 16, ressaltou que gostou de aprender a montar e a desmontar os micros. Além disso, hoje ele sabe detectar defeitos como falhas na memória e na fonte. Rogério da Silva Rodrigues, 14, disse que além da manutenção de computadores, absorveu conhecimentos a respeito do ato de criar uma rede, instalar o Windows e fazer configuração set up.

Passar a saber como tirar um vírus do computador, ter conhecimento da nomenclatura dos objetos que constituem a máquina e personalizar o computador, quando se muda a tela e se cria contas de usuários são alguns dos conteúdos que Luan Severice gostou de assimilar no curso e estágio prático em manutenção e montagem de microcomputadores.

Segundo o coordenador do projeto Macaé Inteligente, da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, José Vicente Rodrigues, os jovens que fizeram o curso e suas famílias podem ficar tranqüilos porque haverá condições deles serem monitores e administradores nas lan houses públicas do município.

- Os jovens tiveram também durante os três meses de curso palestras a fim de qualificá-los para o mercado de trabalho. Por exemplo, foram veiculados a eles conteúdos acerca de responsabilidade social, empreendedorismo, marketing pessoal, como desenvolver e exercitar o potencial de inteligência, entre outras coisas – conta José Vicente.

Esta é a terceira turma do curso/estágio prático de manutenção e montagem de microcomputadores. O curso faz parte do projeto Fábrica de Cidadania da Prefeitura de Macaé que consiste em ensinar aos alunos a fazer reciclagem de computadores e equipamentos de informática usados. Com esta nova turma, o programa alcançará a marca de 297 alunos formados neste curso.

Em abril, 87 alunos das primeiras turmas receberam os certificados, e em julho, outros 120 alunos da segunda turma foram formados. O curso oferece várias oportunidades para que o jovem ingresse no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional, e contribui para a redução do lixo tecnológico. Todo computador reciclado pelos alunos é instalado nas lan houses públicas. As aulas são gratuitas nos turnos da manhã, tarde e noite durante três meses.

A maioria das aulas do curso/estágio de manutenção e montagem de microcomputadores é prática. Mas, a grade do curso possui ainda teoria de segurança no trabalho, como falar em público, atendimento ao público, elaboração de currículos, apresentação nas empresas, noções básicas de legislação das microempresas, cidadania e demais disciplinas que compõem a qualificação profissional.

Todas as pessoas acima de 12 anos de idade que possuam conhecimentos básicos em informática e que se interessem pelas áreas de tecnologia da informação podem se inscrever. Os interessados no curso devem ir à Fábrica da Cidadania, que fica na Rua Teixeira de Gouveia, nº 634, Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. A Fábrica foi inaugurada no dia 8 de novembro de 2007 e, atualmente, está selecionando os candidatos para a quarta turma do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores, que começarão suas aulas ainda esta semana.