Prefeitura realiza I Encontro de Acessibilidade

13/07/2009 14:34:01 - Jornalista: Ana Amélia Azevedo - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Todo o encontro, realizado no Teatro Municipal, foi traduzido por um intérprete de libras

Mostrar à comunidade os projetos desenvolvidos pelas instituições e pela prefeitura de Macaé para melhorar a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais. Este foi o principal objetivo do I Encontro de Acessibilidade, realizado nesta segunda-feira (13), promovido pela Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Possibilitando melhores condições para as pessoas deficiência, principalmente àquelas que precisam da cadeira de rodas, o subcretário de Acessibilidade, Hildemar Miranda, ressaltou algumas conquistas, como ônibus adaptados para cadeirantes. Além disso, as escolas em Macaé já estão se preparando para atender melhor aos cadeirantes, com instalação de rampas, adaptação de banheiros e curso de qualificação para os professores.

A prefeitura também oferece cursos de qualificação para quem quer entrar no mercado de trabalho, como de Auxiliar Administrativo e de Informática (básico e avançado). Segundo a subsecretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro, a acessibilidade deve ser um compromisso de todos.

- Em algum momento da vida todos, vamos precisar ser inclusos em um determinado projeto e vamos passar dificuldades. É importante que esse momento seja de reflexão para todos, disse subsecretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro.

Todo o encontro, realizado no Teatro Municipal, foi traduzido por um intérprete de libras. De acordo com o Hildemar Miranda, a deficiência pode ser provisória ou definitiva, citando que uma pessoa com carrinho de bebê não pode ter acesso a determinados lugares devido às escadas, tendo a mesma dificuldade de um cadeirante, que também necessitaria de uma rampa.

- O principal objetivo é fornecer mobilidade com autonomia e segurança, independente da dificuldade de cada pessoa, lembra o subsecretário.

Participaram do encontro representantes de instituições do município, entre eles a presidente do Conselho de Assistência Social, Leni Rangel, do superintendente de Políticas para Pessoas com Deficiência, Luiz Cláudio Pontes, o presidente da Federação das Apaes do Rio de Janeiro, Delton Pedroso Bastos, a presidente de Honra do grupos de terceira idade, Margarida Ramos, a gestora do Fundo Municipal de Assistência Social, Lúcia Regina de Almeida, e a coordenadora geral do Serviço de Reabilitação Municipal, Jussara Natalino.