Prefeitura realiza I Fórum Municipal da Juventude

07/08/2013 16:24:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Luiz Bispo

Fórum Municipal da Juventude deve reunir 200 participantes

Com o objetivo de levantar propostas para a construção de políticas públicas para a juventude macaense, a prefeitura vai realizar o I Fórum Municipal da Juventude, nos próximos dias nove e dez de agosto, na Cidade Universitária. O evento, que deve reunir 200 participantes, ocorre na mesma época em que a Presidência da República promulgou o Estatuto Nacional da Juventude, ocorrido na última segunda-feira (5), em Brasília.

O I Fórum Municipal da Juventude é organizado pela subsecretaria de Infância e Juventude da secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé, em parceria com o Centro de Referência ao Adolescente (CRA) da secretaria de Saúde, com a Pastoral da Juventude e a secretaria de Educação, além de profissionais do gabinete do vereador Marcel Silvano.

Segundo a subsecretária de Infância e Juventude, a assistente social Léia Martins Pires Figueiredo, esse evento tem um caráter propositivo. “Nossa intenção é que a própria juventude discuta o que seria prioritário para ela em nosso município”, conta.

Ela lembra que a comissão organizadora do I Fórum Municipal da Juventude tem promovido reuniões há cerca de três meses. O objetivo foi ouvir os jovens em vulnerabilidade social da cidade, além dos jovens em situação econômica satisfatória e os jovens que cumprem medida socioeducativa, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

- Foram observadas demandas a setores como profissionalização, cultura, lazer e esporte – assegura Léia. A finalidade dos pré-fóruns implica em culminância nesse próximo evento, cuja mesa de abertura será composta por autoridades públicas municipais, no dia nove, às 18h. E no dia dez, haverá divisão em eixos, das 9h às 13h, como: cultura urbana, criminalização da juventude, profissionalização para o mercado de trabalho e jovem e saúde.

Os pré-fóruns foram realizados para aproximadamente 200 jovens no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Fronteira; no Centro de Referência ao Adolescente (CRA), no Centro; no Centro de Referência Integral à Criança e ao Adolescente (Criaad) e no Centro de Referência em Assistência Social, na Região Serrana.

O Estatuto Nacional da Juventude

- A promulgação do Estatuto Nacional da Juventude aponta e ratifica as necessidades para se organizar ações efetivas para esse segmento. O estatuto reúne atividades para o poder público implementar e atender a demanda da juventude – afirma a subsecretária de Infância e Juventude, Léia Martins Pires Figueiredo.

Como justificativa, estão a necessidade de se efetivar políticas favoráveis à profissionalização do jovem, proporcionar a esse público meia entrada para assistir espetáculos, que é uma intenção em prol da cultura e do lazer, entre outras ações, como a implantação do Conselho Municipal da Juventude em todos os municípios da União.

Para participar do I Fórum Municipal da Juventude, as pessoas devem fazer a inscrição no site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br. “Esperamos a participação dessa faixa etária de maneira especial para o evento”, conclui a subsecretária de Infância e Juventude.