Prefeitura realiza levantamento em comunidades carentes

21/07/2009 12:31:09 - Jornalista: Ana Amélia Azevedo - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Equipe visita os locais conhecidos como assentamentos precários do município

Com objetivo de analisar a estrutura das casas e das famílias em Macaé a secretaria de Habitação em parceria com a subsecretaria de Urbanismo estão visitando, nesta terça (21), o Alto dos Cajueiros (Morro do Carvão). O objetivo da pesquisa e diagnóstico é colher o maior número de informações possíveis, sobre cada localidade, como por exemplo, quantas famílias moram na mesma casa e como funciona o saneamento básico de cada uma.

Com uma equipe de aproximadamente 20 pessoas a secretaria municipal de Habitação visita os locais conhecidos como assentamentos precários do município, considerados mais carentes e com moradia precária. Com as informações obtidas a prefeitura irá preparar um diagnóstico com as necessidades de cada comunidade. Já foram cadastradas 416 casas no Morro do Santana e 395 no Morro de São Jorge, para a próxima semana a previsão é de visitar o Morobá, localizado próximo ao Parque da Cidade, a equipe fica uma semana em cada bairro e o projeto de pesquisa será finalizado no final de agosto.

Os resultados serão divulgados em um seminário, em setembro, que faz parte da elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social – PMHIS, é uma das exigências para o município integrar o Sistema Nacional de Habitação, visando melhorar a qualidade de vida das famílias.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, José Cabral da Silveira, a prefeitura tem como objetivo implantar o projeto “Macaé sem favelas”, com recursos de convênio com o Governo Federal, por meio do projeto “Minha Casa Minha Vida”, que contam com contrapartida da prefeitura.

- Este ano, a prefeitura de Macaé está elaborando o PMHIS e a preparação do município para a implantação do projeto “Macaé sem favelas”, em parceria com a subsecretaria de Urbanismo, a secretaria de Habitação está visitando os locais de assentamento subnormais para encontros e pesquisa com as comunidades -, explica o secretário.