Prefeitura realiza limpeza e pintura na antiga estação da Rede Ferroviária

16/07/2009 14:30:36 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Equipe da secretaria de Serviços Públicos iniciou nesta quinta limpeza da estação

A prefeitura de Macaé iniciou nesta quinta-feira (16) limpeza, retirada de entulhos e pintura na antiga estação da Rede Ferroviária, que pertence hoje à Ferrovia Centro-Atlântica, no Centro/Miramar. Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos está no local promovendo a limpeza geral. O secretário de Serviços Públicos, George Jardim, acompanhou o início dos trabalhos na estação.

- Esse é um importante espaço da cidade que precisa ser preservado, principalmente agora que a prefeitura está viabilizando a implantação de uma nova modalidade de transporte – o veículo leve sobre trilho (VLT). Esta estação, localizada aqui no Centro/Miramar, guarda em seu prédio a história da ferrovia e dos ferroviários que marcaram a história de Macaé. Essa intervenção, com a limpeza do espaço e dos trilhos, mais a pintura do prédio, recupera o patrimônio do local, explicou George Jardim.

A equipe da Secretaria de Serviços Públicos atua na limpeza e pintura da estação com 50 homens, quatro caminhões e uma retroescavadeira. “Com essa ação, recuperamos o aspecto físico e também melhoramos a segurança do local”, completou o secretário de Serviços Públicos.

VLT - Macaé está próximo de ter o serviço de veículo leve sobre trilho (VLT) para passageiros. O objetivo da prefeitura de Macaé é melhorar o sistema de transporte de passageiros na cidade, estruturando o projeto de um novo modal de transporte, o ferroviário, aos usuários do Sistema Integrado. Para isso, o prefeito Riverton Mussi, conheceu experiência bem sucedida neste sentido, como a implantada no Ceará, na Região do Cariri, e buscou apoio técnico da Secretaria de Estado de Transporte, para implantar o projeto. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANNT) já autorizou o projeto, cuja assinatura do contrato de operação do trecho que corta a cidade deve ser assinado em agosto.

O governo do estado, por meio de dados fornecidos pelo governo municipal, elabora estudo que já indica a instalação de oito estações no final do processo, em toda a cidade. O projeto deverá ser iniciado com a implantação de cinco estações, sendo quatro periféricas e uma central, com dois desvios ativos para permitir o cruzamento de trens. Em termos operacionais, o estado aponta que esta deverá ser pendular em cada direção (Lagomar/Imboassica) partindo da estação central (Miramar), formando duas linhas: Central-Lagomar e Central-Imboassica, com intervalos de 30 minutos.

Durante a semana de comemoração do aniversário de Macaé (de 27 de julho a 2 de agosto), o governador Sérgio Cabral estará em Macaé participando da inauguração da Delegacia Legal, juntamente com o prefeito Riverton Mussi. O prefeito apresentará também ao governador o projeto do VLT, com visita à estação do centro.