Prefeitura recupera Estrada do Imburo

30/01/2009 18:24:42 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Chuvas e trânsito pesado danificaram asfalto

A prefeitura de Macaé iniciou nesta sexta-feira (30), a recuperação da Estrada do Imburo bastante danificada devido às chuvas e ao tráfego pesado, desviado da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) devido ao deslizamento de parte do asfalto. Homens e máquinas da secretaria de Interior atuam na estrada, próximo ao Colégio Municipal do Imburo, com a colocação de pedra pulmão, utilizada para a absorção da umidade do solo e que servirá de base para a colocação de pedra brita. Após a secagem do solo, a equipe poderá colocar a massa asfáltica.

Importante estrada vicinal do município utilizada tanto para o acesso dos proprietários de terra das localidades de Imburo e Aterrado de Imburo e também para o escoamento da produção agrícola e leiteira dessa região, a Estrada foi construída com capacidade de circulação de veículos de até 15 toneladas. Com as chuvas que caem no estado desde outubro e ao trânsito pesado de veículos, durante o período que o trânsito da RJ-106 (que dá acesso a Br-101) esteve interrompido, o problema se agravou.

O piso da estrada ficou muito danificado e encharcado e brotam nascentes em vários trechos do asfalto. O secretário de Interior, Delorme Ramos, acompanhou a ação emergencial nesta sexta-feira. Dois caminhões, uma retroescavadeira e uma equipe da secretaria participaram da intervenção que prossegue até a recuperação da estrada.

- A prefeitura de Macaé está atenta ao problema e quer solucionar o mais rápido possível essa situação. Sabemos que o quadro é difícil para os moradores e produtores rurais, mas com as constantes chuvas o quadro se agravou. Iniciamos a colocação das pedras, para depois colocarmos o solo brita. A massa asfáltica ainda não pode ser aplicada, pois necessita de secagem do solo de pelo menos 72 horas, o que ainda não é possível, ressaltou Delorme Ramos.

O presidente da Associação de Moradores do Imburo, Ailton Xavier, também esteve no local da intervenção da prefeitura

- Só em um dia passaram oito carretas com 36 toneladas cada uma. O tráfego pesado da Amaral Peixoto passou todo para cá. Os ônibus que faziam o ponto final na Termoelétrica, não podem trafegar mais em alguns trechos e estão indo somente até o colégio. Essa obra é importante para que nós moradores possamos circular com tranquilidade, disse Ailton Xavier.