Prefeitura reforça atuação em cachoeiras e praias

24/02/2022 09:01:00 - Jornalista: Joice Trindade e Marilene Carvalho

Objetivo é conscientizar os visitantes

A Prefeitura de Macaé está ampliando a atuação nas praias e nas cachoeiras da região serrana. Ações da Secretaria Adjunta de Defesa Civil e da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade buscam levar a conscientização e fiscalização aos visitantes quanto à prática de atitudes seguras e sustentáveis, além de observar o decreto 049/2022 do Executivo, que trouxe alterações das medidas restritivas referentes ao combate e disseminação do coronavírus.

Defesa Civil - A partir de sábado (26), agentes da Defesa Civil vão percorrer diversos pontos com a proposta de destacar a prevenção no acesso às cachoeiras, como Ciriaca, Frade, Sana, Bicuda Pequena e Bicuda Grande. "O reforço da equipe é necessário para melhor atender moradores e visitantes. O cuidado deve ser durante todo o dia, principalmente no final da tarde, em que podem ocorrer as chuvas de verão", ressaltou o secretário da pasta, Joseferson de Jesus Florêncio, acrescentando que nas praias, o indicado é que o banhista fique atento às orientações do Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), quanto às bandeiras posicionadas na areia e riscos de correnteza.

A Defesa Civil recomenda prevenções e cuidados principalmente em caso de mudança repentina no tempo e chegada rápida de chuva forte. Além de observar as condições do tempo e ter conhecimento de como deixar o local rapidamente em caso de necessidade, o visitante deve ter atenção redobrada com crianças e idosos, evitar saltar de locais altos, não mergulhar de cabeça e não ingerir bebida alcoólica.

Ambiente - A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade estará a postos neste período do Carnaval fiscalizando áreas de cachoeiras e praias de Macaé. A novidade da operação é a colocação de mais 14 placas com recomendações turísticas nas regiões de cachoeiras.

De acordo com o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, durante a Operação Verão, este ano, foi constatado que o número de placas de sinalização com as regras de uso das cachoeiras ainda era insuficiente para atender de forma adequada a esses locais. "As novas placas começaram a ser instaladas nesta quarta-feira (23) nas localidades turísticas do Sana, Glicério, Bicudas e Serra da Cruz", informou.

Embalagens de vidro, uso de churrasqueiras artesanais ou domésticas, som alto e dispensa de lixo no entorno das cachoeiras são expressamente proibidos e tomados como exemplo do que vem escrito nas placas. Os agentes da Guarda Ambiental vinculados à Secretaria de Ordem Pública fazem parte da equipe de apoio à operação que trabalha na verificação se as regras estabelecidas estão sendo cumpridas para evitar riscos ao ambiente natural.