Prefeitura resgata vínculos e promove reinserção social de pessoas em situação de rua

24/04/2015 16:24:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

O Centro Pop é um dos dispositivos que o município oferece para apoio à pessoa em situação de rua

Ver pessoas em situação de rua tornou-se atualmente uma questão social, historicamente presente nas principais cidades do país e do mundo. Macaé, cidade referência em petróleo e que nos últimos anos tem atraído milhares de pessoas em busca de trabalho e melhores condições de vida, não está distante disso. A Prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Social, tem atendido esta população e proporcionado a reinserção social de muitas pessoas com vínculos familiares quebrados ou interrompidos e sem moradia convencional regular, tendo a rua como o espaço de moradia e sustento.

 O município tem disponibilizado equipamentos como o Centro Pop – um centro de referência especializado para população em situação de rua - e a Pousada da Cidadania – um abrigo institucional. Ambos providos de infraestrutura adequada com profissionais (assistentes sociais, psicólogos e advogados) que fazem o acolhimento, o acompanhamento especializado e a articulação de um trabalho em rede.

No Centro Pop, espaço para o convívio grupal, social, de relações de solidariedade, afetividade e respeito, é feito o primeiro atendimento através da equipe de Abordagem e Busca Ativa, que identifica nos territórios a incidência de pessoas em situação de rua. Depois é efetuada a triagem de cada caso, identificando a condição, o histórico de vida e suas demandas emergenciais, encaminhando-os aos serviços da Rede Socioassistencial e demais políticas públicas, como saúde, educação, trabalho e renda, entre outras, e ou às suas famílias, caso tenham referências familiares, ou ainda à Pousada da Cidadania.

Quando chega ao Centro Pop, a pessoa em situação de rua ou migrante faz sua higiene pessoal, toma café da manhã, guarda seus pertences e recebe um ticket para almoçar no restaurante popular. No local, ela tem atendimento psicossocial, jurídico e participa de atividades em grupo – as oficinas diárias (letramento, matemática, artesanato, rodoterapia, reflexão, musicalidade, capoeira e roda de conversa sobre temas variados), além do Cine Pop – documentários sobre saúde, DST/Aids, alcoolismo, drogas e outros. “Através deste trabalho evitamos que muitos fiquem nas ruas abordando as pessoas e pedindo auxílio”, disse a assistente social, Anne Caroline, coordenadora do Centro Pop.

Resgatando vínculos familiares

Na Pousada, o trabalho continua, porque além de oferecer o abrigo temporário, faz o encaminhamento para políticas de saúde, educação e assistência social, visando resgatar a autoestima e os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho. Na última semana, através da equipe de trabalho do abrigo, o ajudante de máquinas M.A.A., de 37 anos, que estava em situação de rua há nove anos, foi reintegrado à família.

A coordenadora da Pousada, a assistente social Ana Dárcia, explicou que desde outubro do ano passado M.A.A. foi para o abrigo, após ter sido acolhido no Centro Pop. “A situação dele era de extrema vulnerabilidade, com dependência química e a perda da guarda de sua filha de dois anos, que tinha sido abrigada no Centro Municipal de Atenção à Infância e à Adolescência (Cemaia). Percebemos que ele queria um novo projeto de vida para si. Então, ele revelou, espontaneamente, os nomes e endereços de sua família num estado do nordeste e logo começamos a fazer buscas nas redes sociais”, contou, completando que localizaram um sobrinho.

- A partir disso, descobriu-se que nosso usuário tinha uma família que já o procurava por todos esses anos, desde que saiu de casa rumo ao sudeste em busca de trabalho e melhor qualidade de vida. Eles ficaram surpresos e, inicialmente, não acreditaram quando entramos em contato achando tratar-se de trote. Após constatarem a veracidade da informação a família desejou vir buscá-lo imediatamente. No entanto, o trâmite durou quase 45 dias por causa da audiência concentrada que garantiu a reintegração à família paterna. Após a audiência, que ocorreu no Fórum de Macaé, na última semana, a irmã do nosso assistido estava radiante diante da constatação que iria levar de volta para casa e para sua mãe de 58 anos, a sua sobrinha e seu único irmão tão procurado nos últimos anos, - ressaltou.

Casos de sucesso como o de M.A.A., que já tinha passado por várias outras cidades antes de chegar a Macaé, acontecem por causa do trabalho articulado e Intersetorial da Rede Socioassistencial do Município, com as demais políticas públicas, que vem garantindo os direitos de cidadania dos usuários do serviço. “Trabalhamos de acordo com a orientação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e nossa atuação deve ser para esclarecer essas pessoas dos seus deveres e direitos sociais, além de informá-las sobre os serviços públicos que elas podem acessar. Esse caso específico envolveu equipes do Centro Pop, do Creas, do Conselho Tutelar, do Cemaia e dos órgãos de garantia de direitos. Só obtivemos êxito devido à articulação dos mesmos. Atualmente, nenhuma política pública pode trabalhar com questões tão complexas de forma isolada”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Mendonça.

Reinserção no mercado de trabalho

Como um espaço de referência para o convívio grupal, o Centro Pop também tem contribuído com a reintegração social das pessoas em situação de rua. Segundo Anne Caroline, do Centro Pop, uma das funções desse equipamento é inseri-los de volta à sociedade. “Nosso trabalho consiste em preparar o cidadão para a construção de novos projetos de vida e trabalho. Muitos saem daqui com documentos, currículo e encaminhamentos para o setor de emprego e renda da secretaria de Trabalho. Outros são admitidos em algum trabalho. Para que a vaga seja obtida, é preciso possuir endereço fixo. Nesse caso os enviamos para a Pousada, com a finalidade de referendar um endereço”, explicou.

Ela destacou casos recentes de inserção no mercado de trabalho com pessoas em situação de rua que estavam sendo atendidos no Centro Pop. Entre eles estão P.G., de 38 anos, ex-dependente químico, que está livre das drogas há seis meses e foi conduzido ao trabalho na ONG Renova Jovem; W.L., de 43 anos, servente de obras, atualmente trabalhando numa Igreja; V.P.S., de 37 anos, que com menos de um mês sendo atendido, conseguiu emprego como ajudante de cozinha, no alojamento da MRV; e M.O.M., de 31 anos, que chegou ao Centro Pop em setembro do ano passado e após um longo tratamento de saúde e de desintoxicação, optou pela reinserção familiar, retornando para casa de sua mãe em Vila Velha/ES.

Endereços:


Centro Pop - O Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social, funciona na Rua José Bruno de Azevedo, nº 99 (ao lado do Terminal Central), telefone: 2796-1084, de 8h às 17h.

Pousada da Cidadania - A Pousada da Cidadania funciona na Rua Orlando Tardele, 206 - Bairro Bela Vista, telefone: 2796-1802.


Fotos Relacionadas