Prefeitura ressalta importância da ACIM em seus 92 anos de fundação

29/05/2008 17:42:29 - Jornalista: Cesar Dussac

O prefeito Riverton Mussi foi representado pelo secretário executivo da Indústria e Comércio, Guilherme Jordan, na festa dos 92 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) realizada na sede do Clube Cidade do Sol, na Praia dos Cavaleiros, na noite desta quarta-feira (28). O secretário cumprimentou o presidente Francisco Agostinho em nome do prefeito e ressaltou a importância da Associação para o município.

- O prefeito Riverton Mussi não está aqui, porque foi a Brasília para receber, no Senado, a Certificação Internacional Município e Cidadania, na Categoria 100 Melhores Prefeitos da América Latina, porque Macaé foi uma das poucas cidades que investiram em novas formas de aumentar a arrecadação tributária, diminuindo assim a dependência dos recursos dos royalties do petróleo. Pediu-me que o representasse nesta festa dos 92 anos da ACIM, disse.

Segundo o secretário, o prefeito tem buscado nas instituições parcerias que proporcionem o melhor para a população. A instituição mais antiga é a ACIM, a que mais tem colaborado com este governo e muito tem participado em outras gestões, desde sua fundação em maio de 1916, por intermédio dos associados – comerciantes, empresários, setor de serviços.

- Sempre presente em ações importantes do município, agora a ACIM vai sediar o Convention Bureau, cuja missão é captar para a cidade o público interessado no turismo de lazer, que será responsável por um grande crescimento econômico do município, a exemplo do que ocorre em cidades de todo o mundo, frisou o secretário.

Guilherme também ressaltou a importância da ACIM – e outras entidades - na sugestão ao prefeito, antes mesmo de ele assumir o mandato, de alguns nomes como candidatos à composição de seu secretariado. “A ACIM foi muito importante na sugestão e escolha de nomes para o secretariado do prefeito. Acredito que minha passagem pela instituição tenha sido responsável por minha escolha”, disse. Ele também informou que existem vários projetos da prefeitura para o desenvolvimento do município, a serem executados ainda neste mandato, que certamente vão continuar no próximo, e que precisam da cooperação da ACIM.

Em sua fala, o presidente da ACIM convidou os empresários – micro, pequenos e médios – para conhecer a Sociedade de Garantia de Crédito. “Assinamos Carta de Intenção e disponibilizamos o espaço para o funcionamento da SGC – uma nova forma de incrementar negócios desses empresários com os menores juros praticados no mercado e prazos mais longos, com a participação do Sebrae”, informou Francisco Agostinho. Ele também falou de eleições 2008/2009, Dia da Indústria, doações – aplicação das verbas de responsabilidade social, apoio ao Projeto Benedito Lacerda (através da Usina de Fomento) e de outros itens, além do apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec).

Na abertura do evento, o locutor Reginaldo Silva leu um texto histórico, em que se ressaltou a participação da instituição na atual Lei 7453, de 1982, que deu início ao pagamento de royalties do petróleo, hoje responsável por 50% do orçamento de Macaé. Também foi mencionada a participação da ACIM na recente Feira de Responsabilidade Social, montada na cidade.

O consultor Sebrae do Estado do Rio de Janeiro, Orlando Thomé, noticiou o nascimento do Macaé Convention &Visitors Bureau, marca fantasia da Associação Empresarial e Turística de Macaé, que tem por objetivo promover não só o turismo de negócios, mas incentivar e fortalecer o turismo de lazer.