Prefeitura revitaliza iluminação pública na entrada da cidade

06/11/2008 12:11:35 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através do Setor de Iluminação Pública da secretaria executiva de Obras (Semob), está revitalizando a iluminação pública da entrada de Macaé, pela RJ-168. As ações, que começaram em outubro e estarão concluídas no início de dezembro, acontecem desde o início da pista dupla, passando pelo prédio do Ministério Público e do Fórum de Macaé, e seguem em direção ao trevo da rodovia.

De acordo com informações do coordenador de Iluminação Pública, Rudson Paganotti, estão sendo instalados postes de 13 metros, com luminárias de vapor metálico de 400 W, no vão central e nas laterais da estrada, onde houver necessidade de novo posteamento e somente nas áreas com pista dupla e canteiros no meio.

-Tudo está sendo feito com sistema subterrâneo anti-furtos, onde fios ficam embaixo da terra, já que o sistema antigo era vulnerável. O que estamos colocando é mais forte, para evitar furtos de cabos. As luminárias são modernas e a população pode observar que as elas têm um M de Macaé, de forma decorativa no alto do poste, disse Rudson.

O coordenador disse que continua funcionando, com sucesso, o call center através do 0800, que, acionado pela população, possibilita resolver os problemas de iluminação pública. “O sistema atende a cerca de 40 chamadas por dia e é uma maneira dinâmica para resolver as questões da iluminação da cidade, como troca de fiação, de lâmpadas queimadas ou reparos nos transformadores”, falou Rudson.

0800 agiliza atendimentos no Setor de Iluminação Pública

Funcionando 24 horas por dia, a linha telefônica disponibilizada pela prefeitura de Macaé para atendimento à comunidade para casos de problemas de iluminação pública, com o número 0800.7277173, vem agilizando esse atendimento à população. “A população vem utilizando o 0800, solicitando à empresa os serviços. Assim, a cidade vai ganhando melhoria na iluminação pública”, disse o gerente Pedro César Martins, da Citeluz.

O serviço foi implantado em janeiro, através Citeluz, empresa responsável pela gestão em iluminação pública de grandes metrópoles. As ações da Citeluz acontecem sob a fiscalização do Setor de Iluminação Pública da secretaria Executiva de Obras (Semob) e desde a sua implantação teve como meta a redução do volume de lâmpadas e fiações com problemas na cidade.

O serviço acontece através de solicitações feitas pelo 0800. Com mapas da cidade feitos por satélite, ao serem acionados pelo telefone, os técnicos vão até o local e executam o serviço no menor tempo possível. A Citeluz conta com quatro caminhões, com alcance de 13 a 20 metros de altura.

De acordo com o coordenador de Iluminação Pública, “Com a contratação, através de licitação, da Citeluz, o serviço de iluminação pública ganhou agilidade. Antes, a prefeitura trabalhava com contratos separados de mão de obra e material. Agora, o atendimento está sendo mais fácil”, disse.

Como funciona

Através do número 0800-727.7173, o setor recebe pedidos de reparos na rede de iluminação em todo o município. A ligação é gratuita. Funcionando todos os dias da semana, o serviço é interligado diretamente às equipes de iluminação pública. Quando o pedido de reparo é feito, a pessoa recebe o número de protocolo do atendimento. Na hora em que é atendido, o solicitante deve fornecer o endereço do local do reparo e, se possível, também um ponto de referência. A ligação pode ser feita de telefone fixo ou de celular. O tempo para atendimento é de no máximo 72 horas.

O atendimento acontece também na região serrana. Conforme as solicitações, os caminhões e técnicos para os reparos na rede de iluminação pública na serra macaense são deslocados para a área a ser atendida duas vezes por semana, de 7h às 15h.