Prefeitura tem avaliação positiva de 69,5 da população

02/07/2007 17:03:08 - Jornalista: Simone Noronha

Pesquisa divulgada na edição desta semana da revista Istoé apontou que a prefeitura de Macaé tem avaliação positiva de 69,5% da população. A pesquisa faz parte do Informe do Instituto Databrain, divulgado mensalmente com as cidades mais bem avaliadas do país. Nesta edição, das sete cidades pesquisadas, Macaé ficou com a quarta melhor avaliação. Foram avaliadas cidades do Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará e Espírito Santo, todas do mesmo porte.

- Isso mostra que estamos no caminho certo, priorizando os investimentos em Saúde e Educação, os dois índices com melhor pontuação na pesquisa. É muito bom quando vemos que a população dá uma resposta positiva ao trabalho que estamos desenvolvendo, comentou o prefeito Riverton Mussi, lembrando de projetos nos dois setores que já estão em andamento, como a construção do Hospital da Mulher, Pronto Socorro Infantil e a implantação de escolas em horário integral.

A pesquisa foi feita com 800 pessoas na cidade, no dia 18 de junho. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos. Entre os serviços oferecidos pelo município, a área de Saúde aparece em primeiro lugar, com 21,3% de aprovação. A pesquisa apontou que investimentos como a construção do Hospital da Serra, no Trapiche, e o bom atendimento oferecido no Hospital Público Municipal são alguns dos fatores responsáveis pela boa avaliação no setor.

Ações como o Programa Saúde da Família (PSF) também foram lembradas pelos entrevistados. O programa é considerado modelo nacional, e conta com 28 unidades que atendem a 56% da população da zona urbana e a 100% da área rural. Os investimentos em Saúde contribuíram para que a cidade tenha hoje o menor índice de mortalidade infantil do estado. A taxa, que em 2002 era de 11,75, caiu para 8, 2 em mil nascidos vivos em 2005.

A Educação foi apontada como o segundo melhor serviço da prefeitura, com 18,3% de aprovação. Neste setor, a prefeitura está investindo além do que determina a lei. Além de aplicar quase 30% do orçamento no Ensino Fundamental, o município agora investe no Ensino Superior, com a construção da Cidade Universitária, cuja primeira fase será inaugurada no próximo dia 11. A rede municipal de ensino conta hoje com cerca de 40 mil alunos, distribuídos em 116 escolas, que estão sendo ampliadas e reformadas. Até o final deste ano, todas vão contar com laboratório de informática.

Na lista de serviços com avaliação positiva também está a Infra-estrutura Urbana. “Aí entram obras como a Linha Azul, cuja iluminação vamos inaugurar este mês, e a construção da Avenida Industrial, que vai fechar o anel viário do município”, disse o prefeito. Ele citou ainda os investimentos em áreas da periferia, como o Lagomar, onde estão sendo aplicados R$ 29 milhões, e o projeto Bairro Feliz, que está promovendo ações de revitalização na Fronteira, Nova Holanda e Novo Botafogo.

A pesquisa também apontou como positivos os serviços de Pavimentação e Conservação de Ruas e Praças (5,8%), Esporte e Lazer (4,8%) e outros (17,9%). Após a avaliação do desempenho da prefeitura, 46,5% dos entrevistados afirmaram que a cidade progrediu.