Prefeitura, Unamama e Capo promovem Semana Municipal de Combate ao Câncer

25/11/2008 08:57:59 - Jornalista: Waleska Freire

A União Macaense no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) em parceria com a Prefeitura Municipal e o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) promovem até o próximo sábado (29) a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama alusiva a Semana Nacional de Combate ao Câncer. O evento começa nesta quarta-feira (26) com ações de conscientização no Terminal Central e no Plaza Shopping, além de palestra na sede da Unamama.

Estão sendo distribuídos folders, laços cor de rosa, oficinas com a Mamamiga, banners, faixas, informações sobre a alimentação anticâncer, sorteio de camisetas, colares cor de rosa, e dos livros de autoria da vereadora Marilena Garcia: "Câncer de Mama: Rede de Ação e Afeto". Além das ações nas tendas, a Unamama oferece durante a Semana Municipal de Combate ao Câncer 20 mamografias no Hospital São João Batista, beneficiando pessoas carentes que não tem condições financeiras de pagar pelo exame.

- O Laço Rosa é usado como broche e significa um incentivo às mulheres a praticar regularmente o auto-exame das mamas e a fazer mamografia uma vez por ano. Assim como a luta no combate a Aids tem como símbolo um laço amarelo e vermelho nós temos o laço rosa. Já o modelo Mamamiga é uma mama estilizada de espuma, com cobertura de silicone, dividida em quatro quadrantes onde estão representadas as principais alterações possivelmente encontradas na mama, explicou a presidente da Unamama, Vilma Martins.

A presidente do Capo, a primeira dama e ex-paciente de câncer de mama, Márcia Moraes, ressaltou que o alto índice de câncer é uma tendência mundial e uma acentuada preocupação da humanidade. "Diante desta situação, é de suma importância a realização deste evento: a Semana Municipal de Combate ao Câncer, que visa especialmente orientar a população sobre a prevenção à doença e do diagnóstico precoce na tentativa de reduzir o índice da doença", declarou Márcia Moraes, acrescentando ainda que a parceria entre Prefeitura, Unamama e Capo significa a união de forças na luta contra esta doença, que vem sendo chamada de `O mal do século`.

Para a coordenadora Sônia Cavour a grande missão para enfrentar a doença é conscientizar o povo e os próprios profissionais das áreas de saúde e educação sobre a importância da prevenção. "É a terceira maior causa de mortes no Brasil, só perdendo para os problemas cardiovasculares. O auto-exame e a realização da mamografia são as principais medidas de prevenção. A alimentação vem como complemento. Atualmente, sabe-se que a maioria dos cânceres associados à alimentação pode ser prevenida. O repolho, por exemplo, possui INDOL, um grupo de substâncias ricas em vitaminas C e E; e do Betacaroteno (vitamina A), que previne o câncer de mama", informou.

Unamama - Nesta quarta-feira (26) a Unamama estará promovendo a palestra "Fatores de Risco ao Câncer - Medicina Ortomolecular" que será ministrada pela ginecologista Dra Jane Edde, às 17 h na sede da Ong, seguido de um coquetel de integração.

Apesar de silenciosa e perigosa, carente de ser mais conhecida, discutida e divulgada, o câncer é uma doença que tem cura total, se tratada no início. Esse foi um dos motivos da criação da Unamama em Macaé, que funciona na Rua Francisco Portela, 454, próximo ao Cine Clube, de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, onde oferece gratuitamente para a população o projeto Movimento Consciente com oficinas de Psicomotricidade e Shiatsuterapia, Oficina de Artes (pintura em tecido) e atendimento as pessoas que procuram ajuda. Um dos trabalhos mais conhecidos de prevenção ao Câncer de Mama no município desenvolvido pela Unamama são as palestras que visam à formação de multiplicadores na prevenção do Câncer de Mama por meio da conscientização.

Essas palestras compostas de oficinas e apresentações já foram promovidas com grupos da terceira idade, agentes comunitários de saúde da região serrana e do centro, todo efetivo da guarda civil municipal, alunos do curso de enfermagem da Escola Técnica José Rodrigues da Silva, turmas dos cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), turmas do curso de Técnico de Enfermagem do Trabalho do Centro de Educação Tecnológica Profissional (Cetep) na "Semana da Saúde", alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá, alunos do Colégio Municipal Matias Neto e para funcionários de empresas como a Brasil Center e a Alphatec.

Maiores informações sobre a Unamama pode ser obtida através do site www.unamamamacae.org.br ou pelo telefone 2772-2048.

Capo – O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h, sob a presidência da ex-paciente de câncer de mama, Márcia Moraes. No Capo o paciente encontra oficinas terapêuticas (de artesanato, artes em geral, música e confecção de próteses); psicoterapia, fisioterapia, serviço social, aula de alfabetização, e de inclusão digital. Também são promovidos momentos de integração entre os pacientes e seus familiares e oferecida uma equipe multidisciplinar, contribuindo para melhores resultados no tratamento e no resgate da auto-estima. São realizadas visitas domiciliares e hospitalares para os pacientes acamados. As pessoas podem enviar e-mail para o endereço eletrônico (capoong@ig.com.br) ou entrar em contato através do tel 27727174.


Confira a Programação da Semana Municipal de Combate ao Câncer


QUARTA -26/11 –Tenda terminal central -10 às 14h.
2º Encontro Unamama com palestra às 17h, na sede da Unamama

SÁBADO -29/11 -Tenda Plaza Shopping -16h às 20h