Prefeitura utiliza novo larvicida contra a dengue

14/04/2009 16:06:43 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Luiz Bispo

Larvicida chega no próximo mês

Com objetivo de tornar cada vez mais eficiente o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, a prefeitura de Macaé vai usar em breve novo larvicida de origem americana, a base calcium. Na última semana, o diretor técnico do Centro de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde, Rogério Lemos, e outros profissionais participaram de um treinamento na secretaria Estadual de Saúde de Defesa Civil.

Segundo Rogério, apenas cinco municípios do estado foram escolhidos para utilizar o novo larvicida. Ele explica que o critério utilizado pela secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil para a escolha dos municípios, foi pelos que obtiveram bons resultados nas ações de combate a dengue e hoje se destacam pelo trabalho executado.

A expectativa é de que o larvicida comece a ser utilizado no município no próximo mês. A primeira etapa para utilização do produto será o treinamento de todos os agentes de endemias e supervisores.Rogério acrescenta que a aplicação do novo larvicida só é recomendada para depósitos de água potável, com capacidade de armazenamento acima de 250 litros.

- Por isso pedimos a população que redobre a atenção e cuidados nos vasos e pratos de plantas, substituindo a água por terra, os tonéis devem ficar bem fechados evitando a proliferação do mosquito e eliminem todo e qualquer recipiente que acumule água, já que iremos priorizar os depósitos maiores, alertou.

O larvicida, denominado “Diflubenzuron”, tem ação seletiva inibindo o crescimento dos insetos, leva a má formação da larva e esterilidade nos insetos adultos, caso consiga eclodir. De acordo com as informações técnicas o produto permite ainda um efetivo controle das larvas, com a utilização de baixa dosagem, reduzindo dessa forma os riscos de intoxicação e contaminação.

Mutirão – As ações de combate ao mosquito transmissor da dengue continuam em todo município. Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), será realizado mais um trabalho de mutirão, desta vez a equipe irá intensificar suas ações no bairro Sol y Mar.

Além do trabalho de campo com visitas as residências e pontos comerciais, os agentes de endemias irão distribuir folhetos explicativos orientando a população sobre os cuidados para evitar a dengue.

A equipe da Coordenação de Saúde Coletiva também dará continuidade a Campanha de Homeopatia contra a dengue, o medicamento estará disponível para os moradores.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes lembra que o medicamento homeopático não é uma vacina e sim, um auxílio para amenização da febre, dores no corpo e a diminuição de complicação da dengue. “É importante que as pessoas continuem vigilantes, identificando e eliminando recipientes em que o mosquito possa depositar seus ovos”, alertou acrescentando que o alvo da secretaria de Saúde é a conscientização da sociedade para o perigo da doença.

A secretaria de Saúde também possui uma equipe que atua em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios, além de realizar ações de conscientização e orientação da população.

A população pode contar ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta das 8h às 17h.