Prefeitura vai implantar novas Lan Houses Públicas

30/10/2008 14:42:19 - Jornalista: Waleska Freire

A Prefeitura Municipal de Macaé continua implantando a Internet Banda Larga gratuita por toda a cidade por meio das Lan Houses Públicas do programa Macaé Inteligente. De abril até outubro, a Prefeitura inaugurou 15 Lan Houses nos bairros e distritos e no próximo mês outras cinco serão inauguradas na Escola Municipal de Imboassica em parceria com a empresa IESA, no Macaé Facilita da Barra e nos Terminais de ônibus do Centro, Lagomar e Cehab.

"A meta do governo é disponibilizar a Internet gratuita para todos com as Lan Houses Públicas e a abertura do sinal como já existe em Glicério, Córrego do Ouro, Frade e Aeroporto, onde as pessoas acessam de graça a Internet do seu computador particular desde que tenha placa wireless ou uma antena. Como mais de cinco mil pessoas passam pelos terminais diariamente, essas Lan Houses irão atingir toda população de Macaé", explicou o idealizador do programa Macaé Inteligente e doutor em engenharia da computação, Guto Garcia.

Para o diretor presidente da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), Lúcio Aracati, as Lan Houses Públicas nos terminais vão favorecer principalmente os estudantes. "Enquanto esperam pelo ônibus os alunos poderão fazer as pesquisas da escola na Lan House. É uma opção cultural para ocupar o tempo".

Maria do Carmo, 32, funcionária de uma empresa de limpeza, utiliza o terminal central todos os dias e recebeu a notícia da Lan House Pública com entusiasmo. "Eu nunca usei um computador, mas quando tiver aqui no terminal vou tentar aprender", disse.


Mais de três mil acessos à Internet Pública por mês

As Lan Houses Públicas da Malvinas, Nova Holanda, Aroeira, Aeroporto, Glicério, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Ajuda, Centro da Cidade, Assentamento Celso Daniel, Cajueiros, Morro de São Jorge, Botafogo e Campo do Oeste contam com 10 computadores em cada, exceto no Aeroporto que possui 20 computadores. A média é de três mil acessos por mês, comprovando o sucesso do projeto.

Equipadas com os computadores reciclados nas aulas práticas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores da Fábrica de Cidadania, as Lan Houses oferecem Internet gratuita para a população e algumas têm até cursos de informática básica. Os monitores das 15 Lan Houses foram escolhidos entre alunos formados no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores da Fábrica de Cidadania. Eles dão suporte necessário aos usuários e são responsáveis pela manutenção das máquinas.

O tempo para usar a Internet é de 30 minutos, prorrogáveis de acordo com a demanda, sendo vetado o acesso a sites eróticos e de jogos. "As pessoas podem realizar pesquisa para fazer as tarefas escolares, trabalhos escolares em grupo, pagar contas on line, entre outros. Os menores de idade precisam se cadastrar. Os responsáveis devem preencher um formulário com os dados pessoais do menor que, até 17 anos, deve apresentar cópia da certidão de nascimento. O responsável também tem que especificar o horário em que o menor pode utilizar as máquinas", informou o idealizador do programa Macaé Inteligente. O horário de funcionamento é das 9h às 21h. A partir das 18h, só é permitida a permanência de menores entre 14 e 17 anos.


Fábrica de Cidadania formou mais de 300 em menos de um ano

O programa Macaé Inteligente é formado por dois projetos: Fábrica de Cidadania e Lan Houses Públicas. Na Fábrica, os alunos aprendem a fazer reciclagem de computadores e equipamentos de informática usados através do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores. As aulas são gratuitas nos turnos manhã, tarde e noite. Todas as pessoas acima de 12 anos de idade que possuam conhecimentos básicos em informática e que se interessem pelas áreas de tecnologia da informação, podem se inscrever.

Os interessados no curso devem ir à Fábrica, que fica na Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro, de segunda à sexta das 9h às 17h. As aulas são gratuitas. A Fábrica foi inaugurada no dia 8 de novembro de 2007 e atualmente está na quarta turma do curso/estágio prático. Já formou mais de 300 pessoas e possui mais de mil inscritos para as próximas turmas.

Onde encontrar as 15 Lan Houses Públicas de Macaé:

Malvinas - Rua Principal da Malvinas, 1280

Nova Holanda - Centro Kardecista Flor do Amanhã, localizado na Rua Aurélio Cristiano Silva, 679

Aroeira – Praça Principal

Aeroporto - Rua Doutor Álvaro da Paixão Júnior, 355

Glicério e Frade – Núcleos da Escola de Informática

Sana e Córrego do Ouro – Macaé Facilita

Ajuda – Condomínio Cidadão do Bosque Azul

Centro da Cidade – Rua Teixeira de Gouveia, 634

Assentamento Celso Daniel -

Cajueiros - Rua Luiz Ribeiro Pinto, 136

Morro de São Jorge - Rua Alzemiro Rosa, 238

Botafogo - Rua Antônio Bichara Filho, 421 - Centro de Promoção Social Crianças do Amanhã

Campo do Oeste - Rua Argentina, Praça Álvaro Miranda Filho - Associação de Moradores