Prefeitura vai inaugurar Casa Inteligente na Malvinas e Nova Holanda

02/04/2008 14:09:00 - Jornalista: waleska Freire

O programa Macaé Inteligente está a todo vapor para a inauguração das lan houses públicas nas periferias. Na próxima quarta-feira, dia 9 de Abril, às 18h, o prefeito Riverton Mussi e o Secretário Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), Guto Garcia, vão inaugurar a primeira Casa Inteligente na Rua Principal da Malvina, nº 1280.

O projeto Casa Inteligente (lan house pública) faz parte do programa Macaé Inteligente e consiste em levar a internet gratuita para todos os bairros do município, o que proporciona a inclusão social, através da inclusão digital. Na Malvina, a comunidade vai poder usar gratuitamente 10 computadores com internet e vai ter a orientação de quatro monitores, dois em cada turno.

O tempo de uso por pessoa é de 30 minutos, prorrogáveis de acordo com a demanda. Qualquer pessoa pode usar a lan house, apenas são proibidos sites pornográficos. A comunidade pode pagar suas contas on line, fazer cursos, pesquisas, acessar sites de relacionamento como orkut e MSN. Não será permitido o acesso de sites de jogos ou de conteúdo erótico.

Segundo Guto Garcia, neste primeiro semestre a Prefeitura Municipal de Macaé vai inaugurar 10 Casas Inteligentes. A segunda vai ser na Rua Aurélio Cristiano Silva, 679, no bairro da Nova Holanda. Para que sejam implantadas as Casas em todos os municípios, é importante a campanha de responsabilidade social que está sendo feita nas empresas.

- As empresas podem adotar uma casa por R$ 2.500,00 mensais. Este valor custeia o aluguel do espaço, que é um cômodo de uma casa no bairro, e a manutenção do local durante 30 dias. O empresário vai investir em responsabilidade social, já que as casas promovem a inclusão social. Os interessados podem ligar para 27725036", informou Guto.
Os monitores das Casas Inteligentes e os computadores são da Fábrica de Cidadania, outro projeto do Macaé Inteligente. A Fábrica, inaugurada pelo prefeito Riverton Mussi no dia oito de novembro de 2007, oferece curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores, onde os alunos aprendem a fazer reciclagem de computadores e equipamentos de informática usados. São esses computadores reciclados pelos alunos, que serão usados nas instalações das lan houses públicas.

A formatura da primeira turma do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores vai ser dia 8 de Abril, terça-feira. Os interessados nas próximas turmas do curso, cujas aulas começam também este mês, fizeram uma prova de seleção com 10 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos de informática, e tiveram os resultados divulgados após a prova. Foram mais de 400 candidatos para 120 vagas. Além da oportunidade no mercado de trabalho, através da qualificação profissional, o curso contribui para a redução do lixo tecnológico. A Fábrica fica na Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro.