Prefeitura vai intensificar ações de combate ao pernilongo

01/09/2005 17:48:54 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A prefeitura vai intensificar as ações de combate aos pernilongos da espécie culex que estão infestando alguns bairros da cidade. A secretaria de Saúde vai iniciar um trabalho de amostragem com pulverização com o equipamento “Pro-fog”, visando o combate ao pernilongo com inseticida. O serviço será feito inicialmente nos bairros Jardim Esperança e Novo Eldorado.

Segundo o supervisor geral de agentes de endemias, Rogério Rodrigues, a amostragem será realizada para verificar a eficácia do inseticida e como o ecossistema irá reagir. “Sabemos dos transtornos que os pernilongos têm causado à comunidade, mas não podemos tomar nenhuma medida que venha causar prejuízo à saúde das pessoas e nem ao meio ambiente”, frisou.

A decisão foi tomada durante uma reunião na manhã desta quinta-feira (01) entre os técnicos das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Obras e o presidente da Associação de Moradores do Parque Aeroporto, Paulo Madri, e moradores do bairro. Rogério lembra que todo o trabalho realizado será acompanhado por uma equipe da secretaria de Meio Ambiente.

Na ocasião, Paulo ressaltou que é preciso a colaboração da população no combate ao mosquito. “A prefeitura esta fazendo a sua parte com a limpeza dos canais, agora cabe aos moradores não jogar mais lixo e entulho nas ruas e nos canais. Diariamente encontramos móveis, eletrodomésticos e todos os tipos de objetos”, revelou.

Há dois meses, a Divisão de Zoonoses vem intensificando suas ações realizando um trabalho com duas máquinas pulverizadoras, onde estão sendo utilizados larvicidas biológicos, que não agridem o meio ambiente e eliminam o mosquito na fase aquática, além de visitas domiciliares.