Prefeitura vai reativar obras da ETE Virgem Santa

08/08/2009 07:47:14 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Robson Maia

ETEs Lagomar e Engenho da Praia: ampliação vai beneficiar 25 mil moradores

Dando continuidade ao saneamento de toda a cidade,dentro do Programa Água Limpa, a prefeitura de Macaé vai retomar neste semestre as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Virgem Santa, na Linha Verde. A novidade foi anunciada pelo prefeito Riverton Mussi nesta sexta-feira (7), durante a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, em Imboassica.

- Nosso objetivo é chegar até o final do governo com 100% da cidade com tratamento de esgoto. Neste processo, a ETE Virgem Santa é fundamental. Já fizemos nova licitação para a obra, vendida pela Carioca Engenharia, e estamos adequando o orçamento para iniciarmos os trabalhos. Com o funcionamento desta nova ETE, vamos conseguir reduzir ainda mais o volume de esgoto despejado in natura na Lagoa de Imboassica, disse o prefeito.

O prefeito também lembrou os outros investimentos que estão sendo feitos na área de saneamento. Além da ETE do Mutum, que vai reduzir em 40% o esgoto lançado na Lagoa de Imboassica, a prefeitura está ampliando a capacidade da estação de tratamento de esgoto do Engenho da Praia, com a construção da ETE Lagomar, que terá capacidade para atender mais 25 mil pessoas . A ETE Lagomar vai evitar o lançamento de esgoto no Canala Macaé Campos, que corta o Parque Nacional de Jurubatiba.

- Outra ação que vamos iniciar em breve é a obra de melhoria e ampliação de toda a rede de saneamento do Barreto, próximo ao Parque de Exposições, que também vai tratar o esgoto que hoje é jogado no Canal Macaé Campos. E já estamos em fase de projeto para a construção da nova ETE do Parque Aeroporto, que vai atender a toda a região do bairro e o Complexo da Ajuda, beneficiando 50 mil moradores. E na região serrana, vamos mudar o sistema da ETE do Sana e concluir as ligações domiciliares, disse Riverton.

O prefeito ressaltou que de todo o investimento previsto para o programa Água Limpa – um total de R$ 277 milhões - cerca de R$ 200 milhões são para obras de saneamento e tratamento de esgoto. As obras do sistema de esgotamento sanitário incluem a implantação de cerca de 150 mil metros de rede de esgoto, 115 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, 15 mil ligações domiciliares, além da construção de três interceptores e das novas estações. Todas estas obras fazem parte da segunda etapa do projeto. O programa prevê obras para os próximos três anos.