Premiação de concurso de redação vai ser nesta quarta, na Câmara Municipal

18/11/2008 15:04:21 - Jornalista: Waleska Freire

Nesta quarta-feira (19), será realizada a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Redação "Macaé minha terra querida", às 15h, durante a Sessão Plenária do projeto Câmara Juvenil na Câmara Municipal de Macaé. Os nomes dos vencedores foram divulgados pela coordenadora do projeto, Marialva Gentil. Eles receberão como prêmio 1(um) computador, um I-pod e um MP 3. O evento tem o apoio da Loja do Estudante e da Papelaria Central.

São os estudantes Bruno dos Santos Pereira, aluno do Colégio Municipal Samuel Brust, Fabiana Tavares de Moraes Tibau, aluna do Colégio Estadual Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira, João Vitor Cardoso Flores, também do Polivalente e Jasminy Coutinho de Oliveira, aluna do Ciep Municipalizado Maringá. "Inicialmente, apenas os três primeiros colocados receberiam prêmios, mas a comissão avaliadora resolveu premiar também o quarto lugar considerando o ótimo nível dos textos", explicou.

De acordo com Marialva Gentil, a comissão julgadora se surpreendeu com a qualidade durante a leitura dos textos participantes. Os critérios de avaliação foram: vocabulário, criatividade, originalidade e ortografia.

O concurso foi destinado aos estudantes das redes pública e privada, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O objetivo foi incentivar os jovens à produção de textos literários e oferecer uma oportunidade de conhecimento e valorização do município. Os textos apresentados são inéditos. Uma redação de cada série foi selecionada pelos diretores das escolas para concorrer aos prêmios.

O Projeto Câmara Juvenil, criado pela vereadora Marilena Garcia e oficializado pelo Decreto Legislativo 023/2006, tem a finalidade de contribuir para que os jovens despertem para a importância do exercício da cidadania e do conhecimento dos direitos e deveres políticos.

Para a vereadora Marilena Garcia esta segunda edição do projeto Câmara Juvenil comprovou o sucesso e a necessidade da Câmara prosseguir em 2009 com o projeto. "Em 2005 foram cerca de 50 candidatos as 12 vagas de jovens vereadores e este ano quase 100 alunos concorreram nas eleições realizadas nas escolas. Foi muito gratificante ver esse resultado. Os jovens elaboram projetos, usam o plenário, pensam no município, e sairão com uma experiência para toda vida", disse.