Presidente da Câmara visita Fábrica da Cidadania

15/09/2009 14:51:47 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Ana Chaffin

Na Fábrica, é realizado o curso gratuito de Montagem e Manutenção de Computadores

O presidente da Câmara de vereadores de Macaé, Paulo Antunes, visitou na última semana a Fábrica de Cidadania, um dos projetos desenvolvidos pela prefeitura através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Durante a visita, o vereador teve a oportunidade conhecer não só as instalações do projeto, como também conhecer os monitores da fábrica e verificar os equipamentos reciclados durante o curso de montagem e manutenção de computadores.

O presidente da Câmara reconheceu a importância do projeto. “Um projeto tão bom como esse tem que ser conhecido pela população”, comentou. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, a visita do presidente da Câmara foi muito importante. “Para manutenção e desenvolvimento do projeto, contamos com o apoio de instituições públicas e privadas. Esperamos que o vereador também possa nos dar seu apoio, na Câmara de Vereadores”, disse.

A Fábrica da Cidadania, assim como as Lan Houses públicas, é um projeto que faz parte do programa Macaé Inteligente. Na fábrica, é realizado o curso gratuito de Montagem e Manutenção de Computadores que tem duração de três meses, com aulas práticas e teóricas. Além disso, fazem parte da programação do curso um ciclo de quatro palestras, que tem como objetivo a formação humana do estudante. São abordados nas palestras temas como Marketing Pessoal, Emprendedorismo, Cidadania, Administração, entre outros.

Durante as aulas práticas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas. Os monitores das Lan Houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores. “Esse projeto é pautado no objetivo maior do prefeito Riverton Mussi, que é a inclusão digital”, disse José Vicente.