Presidente da Ferj elogia projeto do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo

23/11/2009 17:05:40 - Jornalista: Tiago Ferreira e Janira Braga

Foto: Robson Maia

Com novo estádio, cidade vai poder receber jogos de grandes equipes do Rio

Acompanhado do prefeito Riverton Mussi, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens da Costa Filho, fez na manhã desta segunda-feira (23), sob um sol de 37 graus centígrados, visita às obras do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra de Macaé. O dirigente elogiou o projeto e ressaltou a importância de uma praça esportiva de grande porte no interior do estado. O investimento total é de cerca de R$ 20 milhões e colocará Macaé entre as quatro cidades do Rio de Janeiro com maior expressão em infraestrutura esportiva.

- Nosso objetivo é entregar a primeira fase das obras antes do início do Campeonato Carioca. Estamos estudando a possibilidade de o alambrado ser em policarbonato, um material de grande resistência a impactos. Nós queremos entregar um estádio que contemple todas as exigências de modernidade, acessibilidade e segurança - afirmou o prefeito Riverton Mussi, que vistoriou todos os detalhes da obra do Cláudio Moacyr com o presidente da Ferj e o vice de Empreendimentos, José Luis Martinelli.

Esta é a segunda visita dos dirigentes da Federação do Rio ao estádio. A primeira aconteceu no final de outubro de 2008, durante a fase de estaqueamento das arquibancadas do Setor 2, que já estão concluídas. Neste período, a então empresa responsável pela obra, devido a problemas econômicos, não pode seguir à frente do empreendimento. Com isso, a prefeitura foi obrigada a fazer nova licitação e a empresa vencedora (a Construtora Avenida) corre contra o tempo para entregar o estádio no começo do ano.

- Com estas obras no Cláudio Moacyr, o Rio de Janeiro ganhará mais uma praça de esportes no interior. Macaé terá um amplo e moderno estádio e, na tabela do Carioca, já constam os jogos a serem realizados na cidade. Em relação à nossa última visita, o projeto foi readaptado e adequado às exigências da legislação - afirmou o presidente da Ferj, Rubens da Costa, que fará nova visita ao estádio na próxima segunda-feira (30).

Após conhecer o canteiro de obras do Cláudio Moacyr, o vice-presidente de Empreendimentos da Ferj, José Luis Martinelli, esteve reunido com os engenheiros responsáveis pela obra, com o prefeito e o presidente da Federação, e destacou algumas recomendações, como acesso aos vestiários e banheiros, a construção das salas de coletiva e de imprensa e de um centro médico, para atendimento de primeiros-socorros.

- Estou levando uma cópia do projeto do estádio e, na próxima segunda-feira (30), vamos indicar as recomendações. Pelo o que eu vi, Macaé terá um dos estádios mais modernos do Rio de Janeiro - frisou Martinelli.

Hoje, estão em andamento no estádio obras de construção do muro de contenção junto à pista da Rodovia Amaral Peixoto; infraestrutura para terminar o cálice que vai receber os pilares mais altos; irrigação e retificação do gramado e o aterro do campo para rota de fuga de ambulâncias.

Já após a montagem dos pilares da última fileira, será concluído o muro de contenção para a empresa dar continuidade à construção dos vestiários, sala de imprensa, e o Shopping Popular, que será voltado para a Rodovia Amaral Peixoto.

- Em dezembro, vamos iniciar a drenagem do campo – informou o secretário de Obras, Tadeu Campos, acrescentando que sob a arquibancada dois, a empresa prepara o piso para a futura escola e a entrada da área de camarote e acesso da imprensa.

Participaram da visita o presidente de honra do Macaé Esporte, vereador Teodomiro Bittencourt Filho, o presidente do clube, Valter Bittencourt e o subchefe de gabinete, Jocimar Gomes.