Prevenção através da nutrição é prioridade em Macaé

27/08/2009 15:40:07 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição ajuda crianças de baixo peso a recuperarem a saúde

Os trabalhos da prefeitura de Macaé com foco na melhoria da qualidade de vida da população por meio de ações sociais na área de saúde, ganharam destaque nacional esta semana. Numa pesquisa da Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Macaé esta entre as 100 cidades mais desenvolvidas do país, sendo que no estado foram citadas apenas dois municípios.

Esta semana, quando a pesquisa foi tema de matéria do Jornal Nacional, na Rede Globo, o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) da secretaria de Saúde, foi abordado como uma das alternativas para o enfrentamento da desnutrição no município.

Segundo dados da Firjan, esse índice procura retratar alguns aspectos da qualidade de vida dos moradores do município, como o acesso e a qualidade da educação e alguns aspectos de saúde, atenção básica de saúde e a capacidade de gerar emprego e renda que seriam as grandes vertentes que definem o desenvolvimento de uma localidade.

Entre os 100 municípios mais bem classificados, 79 têm menos de 300 mil habitantes. No estado do Rio, por exemplo, a cidade que aparece em primeiro lugar é Macaé, com cerca de 200 mil habitantes.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso lembra que a saúde é uma das prioridades do prefeito Riverton Mussi, que defende uma política municipal voltada para a eqüidade no acesso à saúde, de forma a atingir todos os cidadãos. “Com um trabalho permanente de acesso aos serviços de saúde, visamos a redução das desigualdades sociais e a garantia de uma qualidade de vida melhor”, frisou.

O Programa de Nutrição Alternativa, que consiste na preparação e distribuição de um complemento alimentar produzido na Catan, atende a crianças, gestantes e idosos de baixo peso. A preparação é feita dentro das normas técnicas, num espaço composto por equipamentos e utensílios de uma cozinha industrial.

- Este programa na verdade consiste num trabalho integrado de rede, onde os profissionais das diversas unidades de saúde detectam algum problema nutricional no paciente, e encaminham para a Catan onde iniciam o tratamento, explicou o secretário.

A coordenadora da Catan, Débora Pessanha, explica que o complemento alimentar é feito à base de farelo de cereais, visando enriquecer a dieta normal. O programa atende crianças maiores de um ano, gestantes, adultos e idosos. Atualmente, a Catan distribui por mês mais de mil embalagens do complemento alimentar.

Além do complemento, os usuários são acompanhados por uma equipe multiprofissional que compõem a rede municipal de saúde. O complemento alimentar ajuda a prevenir carências nutricionais, é altamente nutritivo rico em fibras, minerais, vitaminas e outros nutrientes vitais para a manutenção e/ou recuperação da saúde.

A população conta ainda com outros projetos na área de nutrição desenvolvidos pela secretaria de Saúde, como o Programa Municipal do Leite que atende crianças de zero a quatro anos, o Programa de Suplementação Alimentar para gestantes implantado com o objetivo de auxiliar a recuperação da condição das gestantes com ganho de peso gestacional insuficiente e o Programa de suplementação alimentar para crianças com intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca (lactoglobulina). O programa custeado com recursos municipais atende dezenas de crianças de até cinco anos com a distribuição de leite de soja.