Prevenção: Macaé realiza IV Campanha de Homeopatia contra dengue

27/09/2008 12:06:34 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Teve início neste sábado (27) a IV Campanha de Homeopatia contra à dengue, em Macaé. Utilizado como auxílio no controle dos sintomas da dengue, o medicamento continuará disponível em pontos estratégicos e nas unidades da rede municipal de saúde durante toda semana. A meta da secretaria Especial de Saúde é atender 160 mil pessoas.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida Nunes lembra que a utilização do complexo homeopático é pioneira na região e traz como benefício para a população a amenização da febre, das dores no corpo e a diminuição dos riscos de complicações da dengue. “É necessário, no entanto, que toda a população continue a fazer sua parte, não deixando água parada e procurando sempre um posto médico quando identificar os sintomas”, ressalta explicando que o complexo, aplicado com duas gotinhas, não é uma vacina.

O aposentado Rossini Medeiros, foi um dos primeiros a chegar ao Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas na manhã deste sábado. “Assim que fique sabendo que hoje teria início a campanha, fiz questão de chegar bem cedo. É importante que a população compareça e apóie ações como está, onde há uma preocupação do poder público com a saúde e o bem-estar da comunidade”, disse.

A medicação pode ser tomada por pessoas de todas as idades inclusive crianças, idosos e mulheres grávidas. O produto é uma associação de três substâncias: Eupatorium, Crotalus e Phosphorus. A Eupatorium é uma planta de origem norte-americana que serve para amenizar a febre e as dores no corpo. O Crotalus é um extrato que vem do veneno da cobra cascavel e ajuda a diminuir a tendência à hemorragias e o Phosphorus é uma substância que também diminui a tendência à hemorragia.

A secretaria de Saúde disponibliza o medicamento neste sábado até às 16h, em pontos estratégicos da cidade, como o calçadão da Avenida Rui Barbosa e na praia dos Cavaleiros (no ônibus Expresso Saúde).

Além da prevenção com o complexo homeopático, a prefeitura continua intensificando o combate ao mosquito Aedes agypti em todos os bairros e realizando campanha de mobilização da comunidade. De acordo com a secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Macaé teve o maior percentual de queda da incidência de dengue no estado. Os dados referentes ao primeiro trimestre de 2008 comparados com o mesmo período de 2007, mostram uma queda de 93%.

O mutirão de combate à dengue que aconteceria neste sábado (27), no bairro Parque Aeroporto foi adiado para o dia 30. O mutirão que visa a realização de visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos contará com o apoio de diversas secretarias municipais e entidades militares como Corpo de Bombeiros e Exército.