Primeira aula prática das mulheres na Construção Civil será no Mutirão do Aeroporto

26/08/2009 11:31:16 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Kaná Manhães

Aula inaugural aconteceu nesta terça-feira

A primeira aula prática dos cursos para mulheres na Construção Civil será realizada neste sábado (30) , durante o Mutirão Minha Escola Querida, que a Secretaria de Educação irá promover na Escola Municipal Zelita Rocha, no Aeroporto. A informação foi dada pela secretária de Educação e vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, durante a aula inaugural das qualificações para mulheres, realizada no Centro de Educação Tecnológica e Profissional, na noite desta terça-feira (25), para as cerca de 100 inscritas que receberam suas apostilas das mãos da secretária.

Outra novidade anunciada por Marilena foi à possibilidade das inscritas poderem fazer todos os cursos do projeto mulheres na Construção Civil. “Fazendo todas as cinco qualificações - Básico de Alvenaria; Básico de Cerâmica, Piso e Azulejo; Básico de Elétrica Residencial; Básico de Hidráulico e Básico de Pintura de Parede - vocês receberão cinco certificados e serão profissionais completas em Construção Civil”, comentou.

O programa das qualificações está organizado de forma que os alunos terão uma aula prática após cada duas semanas de aulas teóricas. “As aulas práticas serão realizadas aos sábados e eventualmente aos domingos”, explicou o coordenador de planejamento do Centro, Jovenito Tavares.

Marilena lembrou a importância do curso para mulheres na melhoria da qualidade de vida das famílias. “O homem, na maioria das vezes, já está inserido no mercado de trabalho, mas para a mulher as oportunidades são restritas, e quando aparecem são serviços que não interessam. Mas quando conseguem uma chance, colaboram na renda familiar e há uma melhora significativa na qualidade de vida”, explicou.

Para Elisabeth Rodrigues, de 47 anos, a oportunidade de fazer os cursos foi muito boa. “Vou fazer todos”, comemorou. A aluna Teresa Bravo, de 59 anos, concordou. “Eu acho que essa é uma grande oportunidade. Vamos poder usar os conhecimentos na nossa própria casa e, se possível, vamos poder ajudar a comunidade”, ressaltou.

As inscrições dos cursos continuam sendo realizadas pólos do Centro de qualificação da Secretaria de Educação, localizados na Fundação Esperança: Rua Alcides Mourão, 179, na Aroeira; nas Lan Houses do Visconde de Araujo, Novo Horizonte e Virgem Santa; na Associação de Moradores da Aroeira e na sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional. Porém as aulas serão realizadas na Escola Municipal Zelita Rocha, Escola Municipal Maria Izabel e na Fundação Esperança. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2770-0828.