Primeira edição do PLUMa premia vencedores na Cidade Universitária

19/02/2014 17:19:00 - Jornalista: Funemac - Assessoria de Comunicação

Foto: Ana Chaffin

A final foi realizada no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária

Foram conhecidos nesta terça-feira (18) os três vencedores do Prêmio Literário Universitário de Macaé (PLUMa), promovido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Em primeiro lugar venceu a estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Macaé, Yohane Cardoso, autora da poesia “Artefato”. Também estudante da UFF, Carla Pereira obteve a 2ª colocação com o poema “Ao leste”. E em terceiro lugar ficou Uliana Pontes, com a poesia “Olhos Castanhos”, musicada pela estudante da Universidade Federal Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, Rafaela Rezende. Como premiações foram oferecidos certificados e um troféu para primeiro, segundo e terceiro lugares.

- Agradeço à minha família que esteve ao meu lado durante essa semana me dando todo apoio, mostrando que eles são o melhor prêmio que eu poderia receber e aos organizadores do PLUMa, pela oportunidade de participar de um projeto tão fascinante -, relatou a vencedora do prêmio, Yohane Cardoso.

A finalíssima do PLUMa ocorreu no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária e contou com de acadêmicos, poetas, professores e autoridades municipais. Compareceram ao evento a secretária de Educação do município, Lúcia Thomaz; a presidente do Solar dos Mellos, Gisele Muniz; o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Gleison Guimarães; e a poetisa Sandra Wyatt.

- Do poeta fingidor de Pessoa, ao poeta crítico de Baudelaire, é nós olhos ternos da poesia que o mundo se reflete em palavras. Nessa noite abandonemos a nossa couraça, estejamos desarmados para desfrutar desse momento de inspiração. Hoje a noite será dela, da poesia que como uma pluma leve vem encantar bem devagar nosso espírito e nosso coração! Sejam bem vindos ao Prêmio Universitário da Poesia, PLUMa -, declamou a coordenadora da Funemac Editora, Sandra Matsumura.

Ao todo, oito poesias foram performatizadas, passando pela avaliação da banca composta pelo compositor e músico macaense Lúcio Duval; a pedagoga e coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes; a jornalista Ísis Maria Borges Gomes; a professora de literatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé e professora da FeMASS, Cláudia Bastos; e o filósofo, comunicador e vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Carlos José Mattos de Andrade.

Cada componente da banca seguiu os seguintes critérios de avaliação que os auxiliaram na escolha dos poemas: criatividade, correção gramatical, qualidade estilística e contemporaneidade. As apresentações se deram em ordem alfabética de acordo com o título de cada poesia classificada.

- A arte, em suas muitas possibilidades de manifestação, é sempre grandiosa. A poesia, sua sonoridade, formação e entonação, falam alto àqueles que têm como companheiro constante um bom livro. Ler é crescer, é engrandecer. E o PLUMa permite que este crescimento transborde e ganhe público. Parabéns à Funemac pela iniciativa, reconhecidamente honrada e digna -, enfatizou o presidente Gleison Guimarães.

As inscrições para a segunda edição do PLUMa devem iniciar no segundo semestre deste ano.



Sobre o PLUMa

O Prêmio Literário Universitário de Macaé (PLUMa) tem o objetivo de investir na efervescência cultural universitária, resgatando os Festivais Universitários das décadas de 70 e 80. Trata-se de um projeto diferenciado que visa estabelecer a importância pedagógica e cultural de um evento promovido por uma instituição de ensino superior. Além de ser um prêmio literário que auxiliará na criação de uma identidade acadêmica do município, o PLUMa também proporcionará o reconhecimento de novos talentos. O projeto tem a finalidade de estimular a criação e a divulgação de obras de autores universitários no âmbito da literatura, dando a oportunidade de revelar e reconhecer talentos existentes em todo o Estado através da publicação de seus trabalhos.

Em sua primeira edição, o PLUMa recebeu inscrições de residentes de todo o Estado do Rio de Janeiro. Como critério para inscrição no concurso, os candidatos precisavam ser estudantes universitários (graduandos ou pós-graduandos).


Fotos Relacionadas