Primeira-dama é homenageada na Câmara

09/03/2005 16:42:53 - Jornalista:

A primeira-dama do município, Hélia Márcia de Moraes, foi homenageada na terça-feira (8) à noite, durante sessão solene realizada pela Câmara em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O vereador João Sérgio (PSDB), o requerente da homenagem, entregou o diploma de mérito municipal para ela. Segundo ele, a decisão de prestar a homenagem a Márcia foi uma forma de agraciar todas as mulheres de políticos.

- Muitas vezes as esposas de políticos têm que abrir mão da companhia do marido para que ele cumpra os compromissos. Esta homenagem é extensiva a todas as mulheres de políticos – ressaltou o vereador. Para a primeira-dama, a mulher contemporânea tem muito a comemorar, porque as conquistas ao longo dos últimos anos foram intensas no mercado de trabalho e em diversos segmentos da sociedade.

Na opinião de Márcia, todas as vitórias contabilizadas pela mulher nas últimas décadas devem servir de exemplo para uma contínua luta de reconhecimento e igualdade. “Não podemos esquecer que temos muitas metas a conquistar. O mercado de trabalho vive intensamente com a participação ativa da mulher, muito já foi conquistado, mas há ainda muito a fazer”, comentou.

Márcia destacou que se sentiu “honrada” com a homenagem prestada pelo vereador. “A mensagem que quero deixar é que a mulher deve sempre lutar pelos seus ideais porque todas nós somos cidadãs plenas e não devemos nunca deixar de lado nossa essência”, afirmou.

A primeira-dama entregou - representando o prefeito Riverton Mussi (PSDB), que está em Brasília – o título de mérito municipal para Vânia Tolipan de Oliveira. A indicação desta homenagem foi do vereador Eduardo Cardoso (PPS), que não pôde fazer a entrega porque o protocolo da Casa não permite.

O vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão, que entregou o título de mérito municipal para a homenageada Maria do Rosário Pimentel, representando o vereador Paulo Paes (PSDB), disse que o governo municipal se preocupa com o planejamento familiar. “É preciso que todas as mulheres tenham a mesma oportunidade, as secretarias estão mobilizadas para prestar orientação quanto ao planejamento familiar e vamos caminhar juntos para a que a mulher de Macaé tenha cada vez mais qualidade de vida”, assinalou. O vice-prefeito também prestou homenagem para sua esposa, Rosane.

Participaram da solenidade o secretário de Saúde, Fernando Diogo de Andrade; o subsecretário de Saúde, Luiz da Penha; o presidente da MacaeTur (Empresa Pública Municipal de Turismo), Paulo Longobardi Filho; o presidente da Fundação de Ação Social de Macaé, Fernando Horta; a procuradora geral do município, Maria Auxiliadora de Moura; a secretária de Educação, Milmar Pinheiro; a esposa do ex-prefeito Silvio Lopes, Carmem Mussi Teixeira; a presidente do Condim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Edla Bichara; e a mãe do prefeito Riverton Mussi, Margarida Mussi Ramos.

GALERIA – Antes de começar a sessão solene do Dia Internacional da Mulher, o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso, inaugurou a Galeria das Vereadoras de Macaé, onde constam fotos de quatro vereadoras eleitas ao longo da história do Legislativo e três suplentes.

As outras mulheres que receberam o título de mérito municipal foram: Marlene Martins (indicação do vereador Jorge Jesus da Silva), Maria Cabral Caetano (vereador José Carlos Crespo), Corina de Matos Pessanha (Luiz Fernando), Rosemary Ferreira (Maria Helena de Siqueira Salles), Sônia Gonçalves (Marilena Garcia), Lenice de Souza Silva (Maxwell Vaz), Marilena Garcia (Paulo Antunes), Kathleen Junqueira (Pedro Reis), além de Jurema Isabel de Barros, indicação do vereador Julinho do Aeroporto, que comemorou o Dia Internacional da Mulher em sua comunidade. Além disso, as esposas dos vereadores foram homenageadas – aqueles que não são casados homenagearam as mães.

A solenidade contou ainda com apresentação musical do grupo Seresteiras da Nova Aurora.