Primeiras Jornadas elevam nível de debates sobre trabalho

19/08/2009 14:30:20 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Evento vai entrar no calendário do município

Encerradas nesta quarta-feira (19) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), as Primeiras Jornadas Norte Fluminense de Relações do Trabalho, Cidadania e Meio Ambiente foram consideradas um sucesso. O evento vai passar a fazer parte do calendário oficial do município, e reafirmou a importância de Macaé como pólo regional de trabalho.

- As primeiras jornadas surpreenderam pelo alto nível das discussões e dos debates, com palestrantes de alto gabarito, como os ministros e desembargadores que estiveram no Macaé Centro, falando e instruindo o público presente, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Macaé, Cliton da Silva Santos.

De acordo com a superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, Maria Christina Rodrigues Menezes, a presença dos palestrantes-ministros foi de alta relevância para tratar dos temas e dos assuntos focados nas I Jornadas, tanto para Macaé, quanto para a região Norte Fluminense do Estado do Rio.

As Primeiras Jornadas tiveram apoio do Tribunal Regional do Trabalho 1ª Região – Escola de Magistratura, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Governo do Rio de Janeiro, Superintendência de Saúde, Trabalho, Renda e Meio Ambiente, Ordem dos Advogados do Brasil – Macaé Subseção 15ª, Sebrae, Firjan, Acim, Petrobras, além da subsecretaria de Trabalho e Renda e da secretaria de Desenvolvimento Econômico, ambas da prefeitura de Macaé.

O evento teve início na segunda-feira (17), reunindo centenas de pessoas no Macaé Centro. Na terça-feira (18), segundo dia de palestras, por exemplo, pela manhã, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Arion Sayão Romita, falou sobre regulamentação das relações do trabalho, explicando como se deve tratar os contratos de trabalho em níveis nacional e internacional.

Ele ressaltou ainda que as leis de cada país onde é realizada a contratação de trabalho devem ser respeitadas. Também na manhã do dia 18, o ministro do Tribunal Superior de Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga, refletiu sobre a importância de se pôr em prática projeto nacional de geração de empregos, salientando que a luta deve ser pela valorização do trabalho e pela dignidade da pessoa humana.

Já a terceira palestra desse dia tratou da relação de trabalho offshore. Esse foi o tema da fala do ministro do TST, Luiz Phellipe Vieira de Mello Filho. Ele dissertou a respeito de turnos, trabalho embarcado, turno ininterrupto e outros assuntos afins.

No início da tarde, houve amostra de dados de emprego na região Norte Fluminense por parte dos palestrantes. Entre eles, estavam Ronald Ázaro, secretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Agra Belmonte, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho – TRT, Nathan Schipper, da Fecomércio, e o mediador: desembargador Marcos Cavalcante (TRT – 1ª Região).

Dentre outros aspectos sobre trabalho, eles salientaram aumento de empregos no primeiro semestre de 2009, qualificação da mão de obra e plano de qualificação profissional, além das demandas de mãos-de-obra heterogêneas e acerca de trabalho multidisciplinar.