Primeiro Café com RH de 2024 reúne gestores da Prefeitura

26/01/2024 16:21:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

O encontro abordou assuntos como, gestão de pessoas e improbidade administrativa

O primeiro Café com RH de 2024 foi realizado no Paço Municipal nesta sexta-feira (26). A Secretaria Adjunta de Recursos Humanos é responsável pela iniciativa, que tem como objetivo orientar os gestores da Prefeitura sobre gestão de pessoas, folha de pagamento, ações de apoio ao controle externo e improbidade administrativa. O evento contou com a participação do secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, que ressaltou a importância do encontro entre o secretariado: “A estrutura do governo é única, porém responsabilidade pela gestão dos recursos humanos é compartilhada por todos os envolvidos na administração.”, pontuou o secretário de recursos humanos.


 

Essa edição do Café com RH foi marcada pela inclusão dos órgãos de controle, visando atualizar as informações sobre as legislações vigentes e promover as práticas adequadas diante dos órgãos fiscalizadores. Aristófanis apresentou uma amostragem da evolução da folha de pagamento e ressaltou a importância da unificação das informações e a realização de uma gestão eficiente e integrada.

O controlador geral do município, Edilson Santana, e a subcontroladora geral do município, Fernanda Felix, enfatizaram o apoio necessário do controle interno para o controle externo.

Durante sua apresentação, Fernanda Felix abordou a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), os instrumentos de controle e a responsabilização frente aos órgãos fiscalizatórios, além das multas aplicadas. O procurador Geral do Município, Fabiano Paschoal, falou sobre o tema "Improbidade Administrativa", ressaltando a importância de abordá-lo, apesar de sua delicadeza. Ele enfatizou que o objetivo é fornecer informações e prevenir problemas aos gestores, alertando sobre as sanções previstas na Lei 8.429/1992 para agentes públicos e particulares envolvidos em processos judiciais.

O Café com RH com gestores municipais é realizado a cada dois meses.


Fotos Relacionadas