Procon fez mais de dois mil atendimentos no primeiro semestre

2005-08-22 16:51:56 - Jornalista: Alexandre Bordalo
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Criada em janeiro, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) tem feito um trabalho constante de atendimento à população. Nestes seis primeiros meses de funcionamento, foram realizados 2.691 atendimentos, sendo 1.291 reclamações fundamentadas, 1.390 consultas prévias e dez denúncias. “O consumidor está cada vez mais atento a respeito de seus direitos”, comentou o secretário Eraldo Vianna.

As reclamações mais comuns foram assuntos financeiros (juros, cobranças, bancos, cartão de crédito e financeiras); alimentos (fora do prazo de validade ou com a qualidade alterada), reajustes de planos de saúde, habitação (aluguel, taxa contratual e rescisão de contrato). Além disso, houve neste primeiro semestre 398 reclamações referentes a produtos (celulares, televisores, etc) e 618 atendimentos a respeito de serviços ( Telemar, Ampla, Cedae etc.).

Do total de atendimentos, foram 1.390 consultas prévias - quando o consumidor leva sua queixa ao atendimento para ser encaminhado à Assessoria Jurídica, onde será definido se vai gerar ou não reclamação. Também aconteceram dez denúncias – quando não é feita a emissão de nota fiscal.

O Procon fica na Rua Vereador Manoel Braga, nº 261 (ao lado da Rodoviária); telefones: 2762-0057 ou 2759-0801. O e-mail é procon@macae.rj.gov.br. Está aberto para atender ao público no expediente normal, de segunda-feira a sexta-feira.

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