Procon Macaé inicia projeto Fiscal Mirim com alunos da rede pública

08/03/2023 14:19:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Bruno Campos

A primeira fiscalização com os estudantes aconteceu nesta quarta-feira (8), no Hortifruti do Centro

Agora, Letícia Nascimento, 10 anos, já sabe: na hora de ir ao mercado, é preciso ter o olhar atento para não adquirir produtos fora da validade ou com preços abusivos. A menina, uma das estudantes do 5º ano da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar, no Centro, participou da primeira edição do projeto Fiscal Mirim, da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Macaé, que visa apresentar aos alunos seus direitos como consumidores e cidadãos.

Na manhã desta quarta-feira (8), duas turmas da escola participaram da visita ao Hortifruti do Centro e fiscalizaram os produtos do estabelecimento, junto aos profissionais do Procon. "Não achamos produtos fora da validade e isso mostra que o local é seguro. Todas as vezes que eu for fazer compras eu vou vigiar se o suco que eu amo está na validade. Se não tiver, o gerente vai ter que trocar e me dar outro, se não eu chamo o Procon", garante Letícia.

É essa mudança de atitude que o secretário Adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Gilcimar Prata, deseja para todas as crianças que participarem do projeto.


"Essa fiscalização de hoje é pioneira. A ideia é percorrer as escolas, em parceria com a Educação do município, e orientar esses alunos para entenderem seus direitos como cidadãos e levar isso para dentro de casa. Começamos com as escolas públicas, mas as instituições particulares, que também desejarem participar, com alunos entre 10 e 12 anos, podem fazer contato conosco. Antes da visita de fiscalização, eles participam de uma palestra, onde explicamos como funciona esse processo", explica Gilcimar.



Os colegas Júlia Mendes, 9 anos, Maria Fernanda,10, Caio dos Santos e Gabriel Oliveira, 10 anos, também já estão craques na hora de exigir seus direitos como consumidores. "O que mais gostei de fiscalizar foram os chocolates e biscoitos e não encontramos nada fora da validade. Agora vou ficar vigiando quando fizermos compras em casa também", afirma Caio.

A diretora da escola, Andréa Pereira Carvalho José, acrescenta que o projeto Fiscal Mirim é uma ação que vem a colaborar com o aprendizado dos alunos.


"Já temos, na escola, o projeto Aula Passeio, onde fazemos atividades fora da escola. O Procon ofereceu uma oportunidade que veio de encontro com o que já fazemos. Quero aderir essa ideia também às outras turmas da escola. Eles não sabiam a quem recorrer quando encontrassem algo fora da validade, mas, agora, sabem que o Procon é nosso aliado nessa questão", observa a diretora.



Em caso de solicitações, a população pode entrar em contato com o Procon pelo telefone (22) 2759-0801, e-mail: atendimento.procon@macae.rj.gov.br ou presencialmente, das 9h às 16h, na sede do órgão, que fica localizado no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).