Procon orienta comerciantes do Mercado de Peixes

15/03/2016 16:49:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Comerciantes receberam orientação para cumprimento de normas no atendimento ao consumidor

Com a proximidade da Semana Santa, a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou, nesta terça-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, uma ação de orientação no Mercado de Peixes de Macaé. O objetivo foi orientar os comerciantes sobre o cumprimento de normas com a necessidade de identificação do pescado e exposição do preço.

De acordo com o secretário, Carlos Fioretti, são direitos básicos o acesso a informações como especificação correta de quantidade, características, e composição. Outra proposta é levantar a média dos preços do pescado no município e divulgá-los para a população nos próximos dias, quando a expectativa de consumo deve aumentar por conta da Semana Santa.

- O intuito, nesse primeiro encontro, é realizar um levantamento sobre os preços e os pontos que necessitam de adequações e, na próxima semana, estaremos reunidos com esses comerciantes novamente. Inicialmente, o trabalho é educativo e contínuo. Com a vistoria, a ideia é que a legislação seja cumprida - frisou Fioretti.

Para a consumidora Lídia Gonçalves Martins, 70 anos, a iniciativa é fundamental para garantir os direitos dos consumidores. "É importante percebermos, principalmente em uma data como hoje, o trabalho do órgão. A fiscalização contribui com o cumprimento dos nossos direitos", acrescentou.

A gerente de qualidade do Mercado de Peixes, Mariana Previtali, destacou que os comerciantes participaram, esta semana, do curso de Boas Práticas de Alimentos, promovido pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária. "A proposta é realizar ações que buscam, cada vez mais, a melhoria do produto para os consumidores", disse.

A subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, afirmou que o órgão, atualmente, funciona no próprio espaço e a ideia também é melhorar o relacionamento com os comerciantes. "O novo mercado já funciona há oito meses e o trabalho de conscientização é importante para mantermos a qualidade do pescado e o aprimoramento do serviço prestado", ressaltou.



Atendimento

O Procon Macaé realizou, nos dois primeiros meses deste ano, 1.990 atendimentos, um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2015. Atualmente, são quatro unidades disponíveis à população, sendo três descentralizadas: Sana, Córrego do Ouro e Barra de Macaé.

Na sede, localizada na Avenida Presidente Feliciano Sodré, Centro, 466, térreo- Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. No Macaé Facilita da Barra, o serviço é oferecido às sextas-feiras, das 9h às 14h, na Rodovia Amaral Peixoto s/n° (em frente ao Estádio Cláudio Moacyr).

Na região serrana, os atendimentos são realizados nas sede do Macaé Facilita. No Sana, Rua José de Jesus Júnior, 13, Praça da Igreja - segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e em Córrego do Ouro na Av. Miguel Peixoto Guimarães, 359, Centro,toda segunda-feira, das 9h às 14h.

Além do atendimento presencial, o Procon orienta e esclarece dúvidas pelos telefones (22) 2796-1068 /2796-1091 /2762-0057. Na internet, os consumidores têm à disposição o site www.macae.rj.gov.br/defesaconsumidor e o e-mail: procon@macae.rj.gov.br, onde podem ser registradas ocorrências.


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