Procon orienta compras de Páscoa

18/03/2016 11:15:00 - Jornalista: Equipe Secom e Procon

Foto: João Barreto

Entre os cuidados, os consumidores devem estar atentos a data de validade e condições de armazenamento

Com a proximidade da Semana Santa, o colorido das embalagens dos ovos de Páscoa chama atenção de adultos e crianças. Em Macaé, a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Macaé) orienta os consumidores para ficarem atentos na hora das compras de chocolates e de pescados, cuja demanda aumenta neste período.

O secretário do Procon-Macaé, Carlos Fioretti, explica que o consumidor deve verificar o prazo de validade, as condições de armazenamento, higiene, preços, embalagens, rótulos e os brindes/brinquedos, dentre outros cuidados.

- Um dos principais itens é o prazo de validade e sua procedência, tanto no caso dos ovos e barras de chocolate, como de outros produtos típicos da Semana Santa, como bacalhau, azeite e pescados. Lembrando também que é importante pesquisar antes de comprar. Se os preços não estiveram atrativos de acordo com seu bolso, chocolate é sempre chocolate, seja oval, redondo, em barras ou forma de coelho, compre de acordo com a sua condição financeira - destaca Fioretti.

Outra orientação é quanto as embalagens de ovos ou barras de chocolate que devem estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza, de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verificar ainda se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação.

O Procon-Macaé ainda ressalta a importância de verificar o selo do Inmetro nos ovos quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, além da idade recomendada e do peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nas embalagens não são equivalentes entre as marcas.

Pescados - A escolha deve ser feita atentamente, observando que, em linhas gerais, o peixe deve estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, o corpo deve estar rijo e as escamas têm que estar firmes e resistentes e de coloração translúcida e brilhante. A pele tem que estar úmida e bem aderida. Um peixe fresco deve estar mantido sob refrigeração ou sob uma espessa camada de gelo. Na aparência não pode apresentar manchas, nem conter furos e cortes em sua superfície.

Se o produto for industrializado, é necessário analisar as informações contidas no rótulo, como a data de validade. Se o consumidor optar por comprar peixe congelado, é recomendado ainda analisar se o produto está armazenado na temperatura indicada na embalagem. Ele deve estar rígido e não apresentar líquidos. A aparência do peixe congelado deve ser as mesmas do peixe fresco.

O peixe salgado seco (bacalhau) deve estar armazenado em um local limpo e protegido de poeiras e insetos e não apresentar odor desagradável. Se vendido em embalagens, elas devem apresentar a denominação de venda, local de origem, data e prazo de validade, selo de inspeção federal dentre outras informações obrigatórias.

Procon - Os consumidores podem tirar suas dúvidas e buscar orientação no Procon-Macaé que funciona no Centro Administrativo Luís Osório (Cealo), localizado na Avenida Presidente Sodré, 466, térreo - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones são: (22) 2762-0057 / 2796-1091 / 2796-1068 e 2759-0801. Os consumidores também podem acessar o site: www.macae.rj.gov.br/defesaconsumidor ou registrarem suas reclamações/denúncias por e-mail: procon@macae.rj.gov.br.


Fotos Relacionadas