Procon orienta consumidores sobre compras na Black Friday

16/11/2015 10:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

Consumidor deve estar atento às compras nas lojas físicas e pela internet

O Procon Macaé orienta os consumidores sobre as promoções da Black Friday, evento comercial que reúne lojas físicas e virtuais com descontos em produtos, todos os anos, em novembro, para impulsionar as vendas. Em 2015, a grande promoção acontecerá no dia 27 de novembro. As dicas são para evitar que as pessoas façam mau negócio ou sejam enganadas e lesadas por descontos falsos.

Segundo o secretário do Procon Macaé, Carlos Fioretti, os problemas mais comuns nas compras pela internet são: entrega de produtos diferentes dos anunciados ou com defeitos; falta de garantia; preços superiores aos já praticados; comercialização por empresas fantasmas.

- É importante que antes de comprar, o consumidor faça pesquisas, verifique a idoneidade da empresa e se certifique de que o site é de confiança -, aconselha.

Para quem pretende efetuar compras pela internet, a orientação do Procon Macaé é que os consumidores identifiquem os lojistas com o selo de qualidade "Black Friday Legal", criado pela organizadora do evento Camara-e.net, em parceria com o Busca Descontos. Esse selo é dado a lojistas que realmente se comprometeram a dar descontos reais nos produtos.

O secretário do Procon Macaé explica, ainda, que é preciso verificar a segurança do site e da rede ao efetuar compras pela internet. Além disso, é importante pesquisar a credibilidade das empresas nos sites de reputação e junto aos Procons.

Outra orientação é que todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou endereço eletrônico.

É recomendável que o consumidor somente efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, ele deve clicar num símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com https://. Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking.

O Procon Macaé funciona no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), situado na Avenida Presidente Sodré, 466, térreo e 5º andar, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones são: (22) 2762-0057 / 2796-1091 / 2796-1068 e 2759-0801. E-mail: procon@macae.rj.gov.br.

Direitos do consumidor

O fato de a compra ser feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor. Veja alguns:

- Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada.

- A empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas.

- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet etc), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

- O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema.

- Produtos importados adquiridos no Brasil, em estabelecimentos devidamente legalizados, seguem as mesmas regras dos nacionais.

- No ato da entrega, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento e a empresa em questão deve ser contatada para que resolva o problema.