Procon orienta sobre compras de fim de ano

23/12/2022 14:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

É preciso tomar alguns cuidados para não sair no prejuízo

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Macaé) orienta aos consumidores a ficarem atentos no momento das compras de Natal. É preciso tomar cuidados na compra de produtos para evitar problemas diante de possíveis trocas. A recomendação, também, é  planejar para evitar desperdício, observar a data de validade dos produtos, as informações do rótulo e se a embalagem está de acordo.

Conforme o Secretário Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Macaé), Gilcimar Prata, uma das principais dicas é se planejar para evitar um superendividamento. “Os consumidores devem ter em mente, que, no início de 2023, algumas despesas como IPTU, IPVA e material escolar são inevitáveis. O Procon visa contribuir com o público em relação às compras e conscientização”, ressalta.

Gilcimar destaca ainda, que o consumo consciente sempre é recomendado para evitar problemas em um futuro próximo. “Além disso, tanto pela Internet, quanto nas lojas físicas, o consumidor deve perguntar sobre a 'política de troca', uma vez que as lojas não são obrigadas a trocar o produto posteriormente, porque a pessoa presenteada não tenha gostado da cor, modelo ou porque o tamanho não serviu”, frisa.

O comprador deve também perguntar pela garantia do produto, se existe algum prazo contratual além do prazo legal. A orientação, inclusive, é que haja solicitação por escrito. Outra forma de minimizar aborrecimentos futuros, principalmente quando se trata de eletroeletrônico, é solicitar que o produto seja testado e conferir se está funcionando corretamente ainda na loja, se possível.

Compras online

Já nas compras online, o Procon destaca que o comprador deve observar sempre a confiabilidade do site, para evitar fraudes e golpes e ficar atento também à previsão de entrega”, comenta Gilcimar.

Além disso, tanto pela internet, quanto nas lojas físicas, o consumidor deve perguntar sobre a 'política de troca', uma vez que as lojas não são obrigadas a trocar o produto posteriormente porque a pessoa presenteada não tenha gostado da cor, modelo ou porque o tamanho não serviu.

O Procon está à frente da  campanha "Diga não à discriminação nas relações de consumo" e disponibilizou um canal, em que qualquer cidadão que se sentir discriminado em um estabelecimento comercial local, sendo vítima de preconceito social, racial, de etnia, religião ou procedência nacional, pode efetuar sua denúncia que será devidamente apurada pelo órgão, além da distribuição de cartilhas informativas.

Vale lembrar que o Procon atende por meio do telefone (22) 2759-0801, email: atendimento.procon@macae.rj.gov.br ou presencialmente, das 9h às 16h, na sede do órgão, que fica localizada no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).

Dicas

1.       Exija nota fiscal.

2.       Preste atenção na política de trocas do estabelecimento

3.       Tenha cuidado ao fazer compras online

4.       Monitore os prazos de entrega

5.       Cheque as condições de garantia.


Fotos Relacionadas