Procon registra dois mil atendimentos em 2016

04/03/2016 10:19:00 - Jornalista: Equipe Secom - Procon

Foto: Ana Chaffin

Setor atua para garantia dos direitos do consumidor

Canal direto de comunicação entre a prefeitura e a comunidade, a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Macaé) realizou, nos dois primeiros meses deste ano, 1.990 atendimentos, um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2015. Atualmente, são com quatro unidades disponíveis à população, sendo três descentralizadas: Sana, Córrego do Ouro e Barra de Macaé.

Os dados são do relatório gerado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça. Para o secretário Carlos Fioretti, a Prefeitura de Macaé tem compromisso com o resultado e os canais de comunicação são importantes meios de ampliar o diálogo com a comunidade.

- Oferecemos um serviço gratuito, de qualidade, buscando resolver as demandas dos consumidores, evitando a necessidade de recorrerem ao Poder Judiciário. O objetivo é orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos nas relações de consumo - explica Carlos Fioretti, secretário do Procon.

O atendimento consiste no recebimento e processamento de reclamações administrativas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação, entre outros procedimentos.

A técnica de planejamento, Iane Ferreira, que pela primeira vez usa o serviço prestado plo Procon, falou sobre o benefício de poder contar com eles. "Além do atendimento que é muito bom, é importante porque eles conseguem resolver o problema. Não tenho do que reclamar", afirmou Iane.

Locais de atendimento - Sede: Avenida Presidente Feliciano Sodré, Centro, 466, térreo- Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Barra de Macaé, toda sexta-feira, das 9h às 14h na Rodovia Amaral Peixoto s/n° (em frente ao Estádio Cláudio Moacyr). Na região serrana, os atendimentos são realizados nas sede do Macaé Facilita. No Sana, Rua José de Jesus Júnior, 13, Praça da Igreja - Segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e em Córrego do Ouro na Av. Miguel Peixoto Guimarães, 359, Centro,toda segunda-feira, das 9h às 14h.

Além do atendimento presencial, o Procon orienta e esclarece dúvidas pelos telefones 2796-1068 /2796-1091 /2762-0057. Na internet, os consumidores têm à disposição o site www.macae.rj.gov.br/defesaconsumidor e o e-mail: procon@macae.rj.gov.br, onde podem ser registradas ocorrências.

Ranking das empresas mais reclamadas neste bimestre

1 – Telefônica Brasil S/A – 195 atendimentos

2 – Telemar Norte Leste S/A – 139 atendimentos

3 – Via Varejo S/A – 123 atendimentos

4 – Embratel TVSAT Telecomunicações Ltda (Claro TV) – 100 atendimentos

5 – Ampla S/A – 74 atendimentos

6 – SKY Brasil Serviços Ltda – 61 atendimentos

7 – Banco Itaú Unibanco S/A – 60 atendimentos

8 – Claro S/A – 56 atendimentos

9 – OI Móvel S/A – 56 atendimentos

10 – Banco Itaúcard S/A – 38 atendimentos