Prodesmar: inscrições abertas para novos cursos

08/01/2009 10:48:39 - Jornalista: Equipe Secom

Já estão abertas as inscrições para a segunda fase dos cursos oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), que visa à capacitação profissional em funções além do petróleo. As inscrições estão sendo feitas no Centro de Educação Tecnológico e Profissionalizante (Cetep), localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, (Rua do Corpo de Bombeiros). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As aulas começam no dia 2 de fevereiro, e são fruto de mais uma parceria da Petrobras com a prefeitura.

Os interessados em se inscrever devem ter no mínimo de 16 anos e levar comprovante de escolaridade (ou do ensino médio ou fundamental); comprovante de residência; uma foto 3x4; identidade; CPF e título de eleitor.

A coordenadora pedagógica do Prodesmar, Valéria Pestana, explica que embora as aulas sejam realizadas em Macaé, as vagas são concedidas para cidadãos dos municípios da região. "É só termos vagas", reforça.

O gerente de Comunicação da Petrobras na Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, lembra que o programa vem para profissionalizar pessoas em setores não ligados ao petróleo, ampliando ainda mais o mercado regional. "A intenção do programa é formar 5.740 profissionais. Eles estarão preparados para serem absorvidos pelo mercado, que tem tido um crescimento bastante relevante", completa.

Cursos

Abaixo segue a lista de alguns dos cursos oferecidos nesta segunda fase do programa:

Redação para concursos
Marketing Básico
Recepcionista/Telefonista
Operador de Telemarketing
Informática na 3ª idade
Noções de Primeiros Socorros
Secretária
Educação Ambiental para Comércios e Serviços
Adobe Photoshop
Almoxarifado
Assistente de Contabilidade
Construção de Homepage e HTML
Linux Básico
HTML Básico
Leitura e Interpretação de Desenho Técnico
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Inglês Básico
Auxiliar de Escritório
Elaboração de Projetos Sociais
Introdução a Gestão Ambiental ISO 14001
Fotografia Digital

Programa de Desenvolvimento Social de Macaé

A capacitação de pessoas em setores fora da cadeia petrolífera faz parte do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), iniciado em 2007 numa articulação entre a Petrobras e os governos federal, estadual e municipal, com a finalidade de contribuir para a sustentabilidade das cidades que compõem a Bacia de Campos.

Além da qualificação profissional, o programa prevê ainda atuação nas áreas de segurança pública e desenvolvimento social por meio dos seguintes projetos: Duplicação da Rodovia RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), no trecho entre Macaé e Rio das Ostras, Melhoria Operacional no Serviço de Combate a Incêndio, Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (190) e Planejamento Estratégico Regional Norte-Noroeste Fluminense, este irá viabilizar a elaboração de uma carteira de projetos estruturantes da região e inclusão no sistema de gestão estratégica do Estado.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Petrobras