Prodesmar: obra no 32º Batalhão visa instalação de Centro de Operações

07/07/2009 18:20:51 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Projeto visa a instalação da Central de Monitoramento por Câmeras e Atendimento de 190

O convênio entre a prefeitura de Macaé, Petrobras e governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), está promovendo a construção do Centro de Operações do 32º Batalhão da Polícia Militar (COBAT), localizado no município. O projeto está sendo coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e visa a instalação da Central de Monitoramento por Câmeras e Atendimento de 190.

O contrato para a construção do COBAT foi assinado em 10 de junho entre a prefeitura e a construtora Damoney, e disponibiliza recursos de R$ 305.274,00 da Petrobras para a obra. A conclusão da obra está prevista para a semana do aniversário da cidade de Macaé (29 deste mês).

- Essa obra visa a instalação do Centro de Operações que vão receber as imagens das 28 câmeras que serão instaladas em pontos estrategicamente mapeados na cidade. Onde funcionará também a central de atendimento do 190, que estará integrada a central da Secretaria de Segurança Pública do Estado -, explica o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), tenente coronel Edmilson Jório.

Com essa obra, o 32º Batalhão de Polícia Militar também terá ampliadas as instalações de apoio logístico, como vestiários, alojamento, oficina mecânica, refeitório e cozinha. Num segundo momento, o Centro de Operações será destinado também a assuntos civis, como a ampliação do monitoramento por câmeras para atender exclusivamente às escolas, Unidades de Saúde, praças, locais de práticas esportivas, entre outros. Na ocasião, será feita também a integração com a Guarda Municipal, por meio de circuito de fibra ótica.

O investimento total para a instalação do sistema de monitoramento e 190 é da ordem de R$ 2.850 milhões. “Já está tramitando no Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o projeto para buscar recursos para a instalação do sistema completo de monitoramento e do 190”, informa Jório.

Os funcionários do COBAT, que trabalharão analisando as imagens, serão policiais reformados e/ou acidentados. “Por isso o projeto arquitetônico teve a preocupação com os parâmetros de acessibilidade”, completa o coordenador do GGIM. Algumas câmeras serão móveis, instaladas de acordo com necessidades pontuais de ocorrências.

De acordo com o comandante do 32ª Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Alexandre Fontenelle, a instalação do Centro de Operações representa um grande investimento na parte operacional e funcional da unidade. “Isso agilizará e melhorará o serviço prestado pelo 190, que é o primeiro contato que a população tem com a PM. Graças à competência e ações realizadas pelo tenente coronel Edmilson Jório que estamos trazendo essas medidas que irão beneficiar a segurança na região”, explicou o comandante do 32º BPM, responsável por seis municípios (Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabú e Macaé).