Professores aprovados para Projovem participam de formação continuada

07/10/2013 17:24:00 - Jornalista: Joice Trindade

Serão promovidas nesta terça-feira (8) a apresentação e a formação continuada dos professores selecionados e aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para atender ao Programa Projovem Urbano. A programação começa às 9h, na Cidade Universitária, e se estende até a próxima sexta-feira (11).

O Projovem Urbano é voltado para jovens com idade entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever e não concluíram o Ensino Fundamental. Os cursos, intitulados arcos ocupacionais, são independentes à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vão abranger áreas de aperfeiçoamento ligadas à Administração, Indústria, Comércio e Hotelaria.

De acordo com a coordenação do Projovem Urbano, o encontro desta terça-feira será uma oportunidade de repassar mais informações do projeto. Outro objetivo é destacar as diretrizes e metas para o curso, que será ministrado no decorrer de 18 meses.

O Processo Seletivo do projeto, uma parceria do Governo Federal e Prefeitura de Macaé, abriu 15 vagas para professor educador (Licenciatura plena nas áreas de Biologia ou Ciências Biológicas, Matemática, História ou Geografia, Inglês e Português) e três para educador de Participação Cidadã (Graduação na área de Pedagogia, Sociologia ou Serviço Social com experiência comprovada em projetos sociais ou comunitários).

Além disso, três vagas foram destinadas para educador de Qualificação Profissional (habilitação na área de Qualificação Profissional) e três para Educador de Orientação Profissional, que abrange os cargos de bacharel em Turismo ou Administração, bacharel em Engenharia Mecânica, Elétrica ou Civil e graduados em Economia ou Administração. Cada área consiste em uma vaga.

Alunos - Seguem até o dia 30 as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. São oferecidas 600 vagas. O Projovem Urbano é voltado para jovens com idade entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever e não concluíram o Ensino Fundamental.

Os interessados que completarem 18 anos até o dia 31 de dezembro também podem se inscrever. Por determinação do Governo Federal, as aulas serão iniciadas no dia 23.

As inscrições acontecem nos colégios municipais Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto; Engenho da Praia, no Engenho da Praia e Balneário Lagomar, no Lagomar. Outro núcleo da juventude é o Colégio Municipal Wolfango Ferreira, na Barra.

Para se cadastrar, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante escolar. Caso não possua o comprovante de escolaridade, o aluno poderá se candidatar mediante aprovação em um teste de pré-matrícula. Além disso, durante a inscrição, cabe ao candidato escolher o curso de qualificação profissional que deseja fazer parte.