Professores da rede municipal participam de curso técnico do Programa do Livro Didático

25/06/2009 15:29:55 - Jornalista: Douglas Fernandes

Professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de Macaé participaram na última terça-feira (23) de mais um curso técnico dos Programas do Livro Didático, que tem como objetivo maior apontar a seleção dos livros escolares a serem utilizados nas salas de aula. Foi a quinta reunião do curso, que abordou temas como o inventário das instituições, ações de preservação do material nas escolas e o concurso de slogan 2009 sobre o livro. O curso acontece mensalmente até dezembro, quando será feita a seleção final do material didático.

A secretária de educação e vice-prefeita Marilena Garcia, informou que a escolha atenderá o triênio 2010, 2011 e 2012. “Durante o curso os professores escolhem entre duas opções de livros, divididos em disciplinas e séries”,comentou.

Para alunos do primeiro e segundo anos são selecionados livros de Letramento, Alfabetização/Lingüística, Alfabetização e Matemática. Do terceiro ao quinto ano os educadores escolhem as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática assim como Geografia, História e Ciências, destinados aos alunos do segundo ao quinto ano. Livros regionais de história e geográfica utilizados no quarto e quinto anos também passam pela seleção.

As dinamizadoras do curso Roze Mary Tomaz, Márcia Valéria Mendes e Ana Cristina Barcelos informaram aos professores da proposta que o PNLD possui além da escolha do livro. Para elas a proposta serve também para integrar professores e educadores. “Essas ações não deixam de ser um exercício democrático de cidadania e por isso as reuniões são importantes. É daqui que se conhece e compartilha os caminhos que iremos construir para o aumento da qualidade em nossas escolas”, disse Roze Mary.
O inventário escolar foi cobrado no curso, por se tratar de um instrumento essencial no programa, pois o levantamento do material didático de uma determinada instituição poderá beneficiar uma outra.

- Queremos que as escolas tenham seus inventários, com as devidas informações, para que possamos realizar a troca ou o compartilhamento dos mesmos. Assim, toda a rede terá a oportunidade de compartilhar seus livros didáticos, conseguindo assim, atingir a excelência no trabalho com aos alunos, disse.

Em cada edição do curso são mostrados exemplos positivos de utilização do livro didático nas escolas da rede. No encontro desse mês, a Escola Zelita Rocha recebeu elogio de todos os presentes ao demonstrar suas ações dentro do programa. Através de slides, a coordenadora da instituição, Ilsa Gonçalves Garcia, revelou o quanto os professores têm buscado levar a cidadania através das ações de utilização, conservação e devolução do material.

A direção da escola criou atividades culturais e conscientizadoras, tendo como o tema a preservação do livro. Com iniciativas de concurso de poesias, frases e desenhos levaram aos alunos a importância de se cuidar do material cedido pela instituição. “São ações simples que tem obtido um resultado surpreendente” disse a coordenadora.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) prevê a universalização de livros didáticos para os alunos do ensino público de todo o país. Macaé participa do programa desde 2004.