Professores da UFRJ se preparam para as aulas em agosto na Cidade Universitária

16/07/2009 17:35:02 - Jornalista: Joice Trindade

Quinze professores dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina que serão ministrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé, estão participando todas às quartas-feiras de uma programação direcionada à nova metodologia de ensino adotada pela universidade. A programação está acontecendo no Centro de Ciência da Saúde da UFRJ, das 8h às 17h e será concluída no próximo dia 29.

Com a temática “Aprendizagem baseada em problemas” o curso é desenvolvido com aulas presenciais e via internet no laboratório do Núcleo de Tecnologia para Educação. Coordenado pela professora Vitória Brante, o curso é ministrado por quatro pedagogos e profissionais ligados às áreas como Medicina e Psicologia.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Medicina, ministrado na UFRJ em Macaé, Marly Servedello, esta é mais uma ação voltada para integração dos professores à metodologia da universidade.“Temos que estar centralizados em uma só proposta”, disse. Satisfeita, a professora destacou que todos os professores que vão atuar nos cursos da área de saúde da UFRJ estão entusiasmados com o próximo semestre e com os cursos da UFRJ.

“O curso de Medicina, por exemplo, é uma conquista para os professores e alunos da região”, ressaltou. Para o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, o curso dedicado aos professores é fundamental para que eles sigam uma só metodologia. “Os novos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição, que serão ministrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro não serão meras transposições dos cursos no Rio de Janeiro. A parceria entre a UFRJ e a Funemac é voltada para inovação”,disse.

A secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, disse que com o funcionamento dos laboratórios dos cursos da UFRJ, a expectativa é que o município se transforme em um pólo de pesquisa da área biomédica. “Os cursos ministrados pela UFRJ estão sendo destaques, e têm tudo para marcar a história da Cidade Universitária e do ensino público de Macaé. Estamos ajudando no crescimento de todo município e região”, ressaltou.