Professores de Macaé assistirão peça teatral no Rio de Janeiro

17/11/2008 10:50:58 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Profissionais de ensino de Macaé, especialistas em Ciências, História e Geografia, poderão assistir à peça teatral “After Darwin”. No próximo sábado (22) um ônibus sairá de Macaé, com destino ao Rio de Janeiro, para que os professores possam agregar valor a seus conhecimentos e posteriormente levar os conteúdos a seus alunos. Quem quiser fazer a viagem deve contatar o e-mail femacti@hotmail.com e obter maiores informações. O transporte e o ingresso para a peça são grátis.

O representante de todos os assuntos referentes à caminhada de Darwin, quando placa alusiva à vinda do pai do evolucionismo a Macaé em 1832 será descerrada na praça da Rua da Praia, é o assessor Marcelo Machado. Ele está organizando a ida dos professores ao Rio para assistir à peça teatral.

A apresentação será no Sesc (Barra da Tijuca), às 15h. “After Darwin” é uma peça conhecida por apresentar montagens que dialogam com o universo científico. O Núcleo Arte e Ciência no Palco é responsável por elogiados espetáculos, como Kopenhagen e o monólogo Einstein. Dura 90 minutos e tem classificação de 16 anos.

O grupo encena “After Darwin”, peça da inglesa Timberlake Wertenbaker, que explora as relações e os conflitos do jovem Charles Darwin com o capitão Robert Fitzroy durante a histórica viagem do Beagle e nos raros, mas intensos, encontros de ambos depois disso.

Segundo Marcelo Machado, quem vê a peça, entra em contato com Darwin em carne e osso, na pele do ator Carlos Palma, e compreende por que Darwin esperou 30 anos para publicar o livro A Origem das Espécies e como sua teoria sobre a seleção natural iria mudar a visão de mundo dos homens e provocar forte abalo nos valores morais e dogmas religiosos.

A peça discute ainda como essas idéias científicas foram apropriadas pela sociedade e reflete sobre a atualidade da sua teoria da evolução das espécies pela seleção natural. Além do choque entre darwinismo e criacionismo, personificado na figura de Fitzroy, as questões centrais da teoria de Darwin, como a influência do ambiente e a vantagem dos mais fortes e mais aptos no processo de sobrevivência e evolução das espécies, são projetadas em “After Darwin”, no cotidiano das relações humanas e das estruturas sociais.

A respeito da caminhada de Darwin, que proporcionará a 12 cidades fluminenses a instalação de placas alusivas, entre os próximos dias 26 e 29, estão atuando em Macaé diversas secretarias. Entre elas está a secretaria de Educação, com apoio e divulgação da coordenadora de Ciência Martinha Pimentel e do coordenador de Geografia, professor Marcelo Zampieri.

Também estão interagindo para o sucesso do evento no dia 28 quando a placa será inaugurada em Macaé, as secretarias de Infra-Estrutura Urbana, Comunicação Social e Acervo e Patrimônico Histórico. “Destacamos ainda o apoio do Macaé Convention Visitors Bureau, através do projeto Destino Macaé, contando com o apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Social (Fumdec)”, comenta Marcelo

- Estas comemorações estão sendo organizadas pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, através do Departamento de Difusão de Ciência e Tecnologia e Casa da Ciência da UFRJ, com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé – aponta o assessor.