Professores do Programa Projovem Urbano são capacitados

08/10/2013 13:49:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Professores atuarão na formação de jovens de 18 a 29 anos de idade

Professores do Programa Projovem Urbano, vinculado ao Ministério da Educação (Mec) e à Secretaria Nacional de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), que atuarão no período de 18 meses no município, começaram a participar na manhã desta terça-feira (8) de um curso de capacitação de quatro dias, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O objetivo é mostrar como o funciona o programa.

De acordo com informações da coordenadora geral dos programas para jovens no município, Lourdes Miranda, participam 20 professores que realizaram um processo seletivo por meio de uma chamada pública. Ela acrescenta que eles trabalharão no Projovem Urbano cumprindo um contrato por tempo determinado e atuarão na formação de jovens de 18 a 29 anos de idade.

A coordenadora informou que as inscrições para que os jovens participem do programa vão até o dia 30 de outubro. Eles vão concluir o Ensino Fundamental com qualificação profissional. Os cursos oferecidos são: Turismo Hospitalidade (Glicério e Trapiche); Administração (Lagomar e Engenho da Praia) e Construção e Reparos II (Barra e Aeroporto), no turno da noite, de 18h30 às 22 horas. São oferecidas 600 vagas, no entanto, o jovem que não conseguir a vaga, ficará em uma lista de espera.

Para fazer a inscrição basta levar identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e comparecer às unidades: Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto; Engenho da Praia, no Engenho da Praia e Balneário Lagomar, no Lagomar. Outro núcleo da juventude é o Colégio Municipal Wolfango Ferreira, na Barra.

A coordenadora de Educação Continuada da secretaria de Educação, Andrea de Souza Waldhelm, comentou que terão prioridade para participar do programa, jovens negros e que residam em territórios com vulnerabilidade social. Todos os participantes receberão certificados e uma bolsa para ajuda de custo de R$ 100.

O Processo Seletivo do projeto, uma parceria do Governo Federal e Prefeitura de Macaé, abriu vagas para professor educador (Licenciatura plena nas áreas de Biologia ou Ciências Biológicas, Matemática, História ou Geografia, Inglês e Português) e três para educador de Participação Cidadã (Graduação na área de Pedagogia, Sociologia ou Serviço Social com experiência comprovada em projetos sociais ou comunitários).

Foram destinadas três vagas para educador de Qualificação Profissional (habilitação na área de Qualificação Profissional) e três para Educador de Orientação Profissional, que abrange os cargos de bacharel em Turismo ou Administração, bacharel em Engenharia Mecânica, Elétrica ou Civil e graduados em Economia ou Administração.