Professores iniciam atividades do programa “FormAção pela Escola”

28/08/2009 16:44:13 - Jornalista: Douglas Fernandes

Profissionais da rede municipal de ensino participaram esta semana (26) do primeiro encontro do projeto “FormAção pela Escola”, parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE.O encontro ocorreu na secretaria de Educação reunindo cerca de 50 educadores de diferentes unidades de ensino.

O objetivo do programa é a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos tanto do município e vizinhos como do estado, além de representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O projeto é um curso a distância do FNDE em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED) e a Secretaria de Educação de Macaé, pólo na região. Participaram do encontro, educadores dos municípios de Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Carapebus além de representantes da coordenadoria Norte fluminense II.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, a capacitação profissional é uma das metas da atual gestão que por meio de programas como o “FormAção pela Escola” tem levado melhorias a comunidade escolar. “Essa parceria visa fortalecer a atuação dos agentes da educação e parceiros envolvidos em nossa rede e que estejam ligados de alguma forma nos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE”, explicou.

Em Macaé, a equipe responsável pela organização do curso são as educadoras Roze Mary Tomaz (tutora da 1ª. Turma) Leda Vieira Moraes, Márcia Valéria Mendonça e Ana Cristina Barcellos Bandeira, De acordo com Roze Mary a formação tem como proposta formar uma rede de cidadãos. “Toda essa qualificação será voltada para a gestão e o controle social dos recursos públicos destinados à educação e aplicados pelos programas do FNDE e a comunidade pode e deve contribuir com essa ação que busca melhorar a qualidade da educação de nosso município”, disse Roze também tutora do curso.

Durante o encontro, os educadores conheceram a metodologia do programa, como carga horária avaliação e acompanhamento do curso. Eles participaram ainda de um seminário com o tema: Introdução do Módulo Competências Básicas, abordando as políticas públicas educacionais implementadas pelo Governo Federal/FNDE. Em seguida foram formados grupos e divididos por módulos. Cada grupo elegeu um relator

O próximo encontro está marcado para o dia 22 de setembro e será em regime presencial intermediário. Já o final do programa será em três de novembro e dessa vez em caráter presencial final.