Professores participam de cursos do programa Pró-Letramento

09/07/2008 15:18:04 - Jornalista: Simone Noronha

Professores da rede municipal de ensino de Macaé estão participando de mais um curso de capacitação oferecido pela prefeitura. Começou esta semana o Pró-Letramento – Mobilização pela Educação, com atividades em grupo e individuais. Os cursos estão sendo realizados para os profissionais que atuam nos pólos da região serrana e da área central da cidade. Em agosto, os cursos serão oferecidos para os demais pólos do município. O Pró-letramento vai até dezembro.

Estão sendo oferecidos dois cursos - Alfabetização e Linguagem e Matemática. Ao todo, cada curso tem a duração de 120 horas, com quatro horas semanais. De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, o Pró-Letramento é um programa de educação continuada de professores, que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, da escrita e de Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.

O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com estados e municípios. Os cursos procuram desenvolver nos professores uma atitude reflexiva e investigativa, envolvendo diversas atividades que vão além da simples aplicação do que foi estudado. “A formação continuada valoriza as experiências do professor, a ajuda a ele estar mais preparado para enfrentar as dificuldades do dia a dia da profissão”, explicou a secretária.