Profissionais da Educação contam com novidades no site do NTM

2019-09-04 10:50:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
Foto: Reprodução
São cerca de 500 questões que envolvem simulados interativos e sugestões de atividades para professores em sala de aula

Profissionais da educação pública e privada já podem acessar novidades como a disponibilização de materiais que seguem descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb-antiga Prova Brasil) no site do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM).

São cerca de 500 questões que envolvem simulados interativos, jogos, vídeos, sugestões de atividades para professores em sala de aula, caderno de orientação curricular e simulados da Prova Macaé e da antiga Prova Brasil. Também estão sendo fornecidas informações sobre o concurso de slogan com logomarca e o grito de guerra "Avança Ideb".

No site podem ser consultados gabarito das atividades com base no conteúdo do Saeb, caderno da antiga Prova Brasil com compilação de questões das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Também foram disponibilizadas orientações e atividades do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), dever de casa, atividades de aprofundamento do Saeb, blog do professor Warler, Quiz, simulados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), matriz de referência. Os educadores terão oportunidade de opinar com encaminhamento de sugestões para o endereço sugestoesidebntm@gmail.com.

"O trabalho faz parte da ação integrada IDEB: unidos pela aprendizagem, que foi idealizada a partir de um plano estratégico, e coordenado com a finalidade de mobilizar os profissionais envolvidos no Ensino Fundamental com o objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Macaé em todos os níveis", destaca o secretário de educação, Guto Garcia.

Com a página, o objetivo da rede municipal é destacar referências pedagógicas digitais, que poderão ser trabalhadas no dia a dia em sala de aula em prol da qualidade do ensino. Além de questões voltadas para o Saeb, o site também é um instrumento de auxílio pedagógico e conta com conteúdos relevantes aos professores da Educação Infantil, primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Elaborado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), o site conta com apoio das coordenações dos primeiro (1º ao 5º ano) e segundo segmentos, que destacaram os assuntos conforme o Caderno de Orientação Curricular (COC) e anos de escolaridade.

Vídeos e jogos educativos podem ser acessados

A página conta ainda com grade de cursos oferecidos pelo NTM, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Caderno de Orientação Curricular, além de ênfases teóricas a partir de links com artigos sobre orientação educacional, orientação pedagógica e Livro Didático. Os professores têm acesso a recursos como sugestões de atividades complementares e cognitivas, além de vídeos e jogos educativos.

Junto aos tópicos de Orientação Educacional e Pedagógica, por exemplo, os profissionais da educação podem contar com questões como funções do orientador educacional, material didático específico, atuação do orientador pedagógico, gestão e legislação. Os conteúdos também destacam artigos.

Na abordagem da Educação Infantil são apresentados conteúdos como vivência, cuidado pessoal, saúde e bem-estar, além de linguagem oral e pensamento lógico matemático. Ao acessar o assunto referente ao Ensino Fundamental I constam disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciência da Natureza, Geografia e Historia. No Ensino Fundamental II são Matemática, Projeto de Leitura, material complementar e de apoio a orientação pedagógica e docência. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também conta com referências disponibilizadas para profissionais que trabalham com alunos dos ciclos iniciais e finais.

Busca

Acesso Rápido

Destaque