Profissionais da Educação revisam Caderno de Orientação Curricular

02/06/2010 16:09:19 - Jornalista: Liliane Barboza

Os profissionais da Educação estão revisando o Caderno Orientação Curricular (COC). O trabalho realizado pelos profissionais constatou no período de dez anos que houve um aumento de 92% de alunos matriculados na rede municipal de ensino fundamental de Macaé. O documento deverá estar concluído no segundo semestre deste ano.

Essa revisão segue uma determinação do Ministério de Educação (MEC), feita no ano passado e faz parte do processo da elaboração das diretrizes de orientação do Ensino Fundamental, envolvendo professores e diretores.

De acordo com o subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Grey Tavares, o objetivo é fortalecer a unidade de ensino; estimular a reflexão pedagógica nas escolas e estabelecer parâmetros de diretrizes pedagógicas. “Antes os municípios não tinham um documento de referência de conteúdo programático. A intenção é equiparar as matérias que são dadas em todo o país”.

Sol acrescentou que cada escola recebe o documento com a filosofia implementada pela Secretaria de Educação e os principais processos pedagógicos adotados. A intenção também é, com esse trabalho, ampliar as discussões sobre a mudança na grade curricular.

Além de conteúdos já conhecidos pelos estudantes, bem como profissionais, a rede municipal de ensino fundamental, contará com disciplinas, como música, cultura afrobrasileira e indígena.

A diretora do Colégio Municipal Engenho da Praia, Ivone Rodrigues, que participou das reuniões de revisão do COC, diz que acha muito importante que a escola tenha uma sequência em seu trabalho.

- A educação evolui com muita rapidez. Os livros didáticos não acompanham as mudanças, por isso é muito importante trabalhar os conteúdos específicos de cada região. Esse documento norteia o nosso trabalho, ressaltou.

Para a diretora do Colégio Municipal Maria Letícia Lopes Carvalho, Simone Carvalho, o Caderno Orientação Curricular, foi muito importante para o corpo docente participar desse processo.

- A avaliação tem que ser contínua, pois percebemos que houve uma mudança no perfil dos alunos recebidos pela rede municipal de ensino e essas propostas curriculares servem de interfaces, disse.

O documento que está sendo revisado pelos profissionais da rede municipal do Ensino Fundamental pontuou também índices de analfabetismo, repetição e de evasão. Essas informações vão colaborar para que as metas traçadas pela secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, sejam alcançadas dentro do cronograma previsto.