Profissionais da Saúde participaram da I Semana Municipal do Servidor Saudável

22/08/2008 15:51:47 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Terminou nesta sexta-feira (22) a I Semana Municipal do Servidor Saudável, realizada no Ginásio do Clube Ypiranga. O evento, promovido pelo Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador, vinculado a Coordenação de Saúde Coletiva da prefeitura, proporcionou uma interação entre profissionais de diversos setores. Por ser um projeto piloto, esta primeira edição foi voltada para quem trabalha na secretaria de Saúde. Durante a manhã do último dia, os participantes assistiram a duas palestras e fizeram exames de saúde.

Para a gerente do Programa, Sheila Oliveira, o evento foi bastante satisfatório. “Por ser o primeiro, o resultado foi muito satisfatório. As pessoas que participaram do evento aprovaram as palestras e os serviços oferecidos. Pretendemos realizar essa I Semana anualmente, e o próximo será estendido a todos os servidores do município”, explicou a gerente.

Uma das palestras apresentadas foi a que abordou o Programa de Assistência Domiciliar Terapêutica (PADT) mostrando como funciona o projeto. Outra palestra realizada nesta sexta-feira foi sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Para a estagiária em técnico de enfermagem do trabalho do programa, Monique Coutinho, as palestras foram bastante explicativas. “Assisti a do PADT, que esclareceu bastante sobre seu funcionamento. A da saúde mental foi ótima, ensinou até a fazer um trabalho manual. Participei apenas hoje e adorei o evento”, disse.

Atualmente o Núcleo de Saúde Mental da secretaria de saúde de Macaé, está presente em 18 Programas da Saúde da Família (PSF), na cidade e região serrana. O objetivo até o final do ano é assistir a mais oito PSFs. Segundo a psicóloga do Núcleo, Ângela Prado, a saúde mental na atenção básica trabalha co. “Realizamos oficinas terapêuticas onde as pessoas aprendem a falar de si e aprendem também a serem ouvidos. Outro trabalho desenvolvido é o artesanato como a produção de flores, utilizando como material escamas de peixe”, destacou.