Profissionais de Saúde da região participam de curso em Macaé

26/05/2008 17:04:11 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Macaé sedia, a partir desta terça-feira (27), o treinamento para utilização do teste rápido para HIV. O curso, que acontece no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, será ministrado por técnicos da Gerência de DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids da secretaria especial de Saúde de Macaé (Semusa), Vera Andrade, participarão do curso biólogos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Além do programa DST/Aids, o teste está disponível nas hospitalares de emergência como São João Batista e Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva.

Vera explica que os teste não são aplicados aleatoriamente, mas em alguns casos específicos como em situação de exposição ocupacional de risco (profissional de saúde acidentando durante o trabalho) e gestantes prestes a entrar em trabalho de parto ou já em trabalho de parto que não tenham feito o teste anti-hiv no pré-natal.

Na primeira situação, o procedimento é importante, pois reduz o risco de infecção. “Nesta situação, o uso de testes rápidos no paciente-fonte do material biológico ao qual o profissional de saúde foi exposto se justifica pelo fato de haver um curto período de tempo para iniciar a terapêutica profilática com anti-retroviral no acidentado, que reduz o risco de infecção em pelo menos 80%”, explica.

O curso será realizado durante três dias e irão participar profissionais dos municípios da de Campos, Quissamã e Rio das Ostras.