Profissionais de saúde orientam população sobre doença de Alzheimer

22/09/2008 16:54:07 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o tema “Não há tempo a perder” teve início nesta segunda-feira (22) na praça Veríssimo de Melo, em Macaé as atividades alusivas ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer. O evento promovido pela secretaria Especial de Saúde em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer sub-regional Macaé (Abraz) prossegue até quarta-feira (24) com palestras, oficinas e orientações.

Na praça os usuários, familiares e profissionais do Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso (Paisi), participaram de atividades físicas e oficinas de estímulo de memória. De acordo com a assistente social do Paisi, Lourdes Peixoto este trabalho realizado em locais públicos é importante para informar as pessoas sobre a importância de detectar, o quanto antes a doença, os principais sintomas que afetam os idosos, estimulando a busca de diagnóstico médico e tratamento.

Segundo dados do Paisi, aproximadamente 50 pessoas com a doença de Alzheimer são atendidas no programa por uma equipe multidisciplinar. Lourdes ressalta que em recente congresso realizado no país sobre a doença, foram apresentadas pesquisas mostrando o avançado no tratamento para o Alzheimer e que, em aproximadamente cinco anos, estarão no mercado medicamentos que prometem a cura do Alzheimer.

- Enquanto a cura não chega é importante que os familiares e cuidadores tenham muito amor e paciência, contribuindo desta forma para retardar a degeneração, prolongando e tornando mais confortável o tempo de vida do paciente -, frisa.

A assistente social ressalta que os familiares e cuidadores também precisam de apoio, que atualmente é feito pela Abraz. A Abraz sub-regional Macaé funciona na sede do Paisi, localizado na rua Dr. Bueno, 190, no bairro de Imbetiba, onde são realizadas reuniões semanais com os familiares e cuidados com o propósito de ajudá-los a entender melhor a doença e oferecer uma qualidade de vida digna tanto para o portador como para a família.

Na terça-feira (23), às 13h haverá palestra com tema Alzheimer, no auditório do Paço Municipal, para familiares, cuidadores e profissionais com a psicóloga Cristina Borges, um depoimento de um familiar e outra com a assistente social, Maria de Lurdes Peixoto.

No último dia de programação, quarta-feira (24), às 13h30 na Casa de Espanha, localizada na Avenida Jesuítas, 40, Imbetiba, será a apresentação do projeto “Promovendo e Fazendo Arte do Paisi”, com as oficinas de trabalhos manuais, poesias, música e instrumentos musicais, fotografia e história.